quinta-feira, 26 de março de 2009

VIANA FALA SOBRE A AGENDA DE GESTÃO DO GOVERNO FEDERAL

Brasília, 25/3/2009 – O secretário de Gestão, Marcelo Viana, falou em Foz do Iguaçu sobre a agenda de gestão do governo federal, dando ênfase à Agenda Nacional de apoio à gestão municipal, lançada pelo Presidente Lula no encontro de prefeitos eleitos em Brasília, em fevereiro passado. A palestra foi feita na abertura do Seminário Gestão Pública Municipal Século XXI - Modernização, na manhã do último sábado, dia 21, em Foz do Iguaçu, Paraná.

O motivo do evento foi estabelecer um projeto piloto de integração das ações administrativas dos municípios de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, que são as cidades-pólo do oeste paranaense. Estavam presentes os prefeitos Paulo Ghisi, de Foz; Edgar Bueno, de Cascavel; e José Carlos Schiavinato, de Toledo, com os respectivos secretários e dirigentes municipais.

Foz do Iguaçu e Toledo já manifestaram adesão ao Projeto Brasil Municípios, uma iniciativa conjunta da SEGES/MP, do BID e da Comissão Européia. Cascavel deve aderir nos próximos dias. Já Maringá, outra cidade do Paraná integrante do projeto de cooperação Brasil Municípios, também participará desse projeto de integração. Segundo Marcelo Viana, o projeto piloto de integração deve ser apoiado pelo Brasil Municípios como uma boa prática inovadora que eventualmente poderá ser reproduzida em outras regiões.

A Agenda Nacional de Apoio à Gestão Municipal foi articulada no âmbito do Comitê de Articulação Federativa, que conta com o suporte da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, do Ministério do Planejamento e de mais 20 órgãos federais. Também participam do Comitê as três entidades municipalistas de caráter nacional (Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos).

Viana anunciou que o presidente Lula instituiu 2009 como o Ano Nacional da Gestão Pública. "Na Era Vargas, 50% dos servidores públicos eram federais e apenas 15% eram municipais, segundo o IPEA”, disse o secretário de Gestão. Ele acrescentou que essa relação se inverteu como consequência da Constituição de 88 que descentralizou competências e reforçou o papel dos municípios. “Hoje, 50% dos servidores são municipais, 15% são federais, sendo os demais 35% estaduais. Assim, não é possível melhorar a gestão pública sem melhorar a gestão municipal", comentou o secretário.

A agenda nacional de apoio à gestão municipal quer fortalecer a capacidade de gestão dos municípios; facilitar o acesso aos programas federais e articular a cooperação entre os entes da federação, usando os investimentos federais para estimular o desenvolvimento regional e proporcionar igualdade de oportunidades. O secretário enumerou diversas iniciativas que se inserem nesse esforço. "Temos exemplos que caracterizam esse propósito: a criação do portal federativo, do portal dos convênios, do portal do software público, a cartilha de orientação para os novos dirigentes, o catálogo de ofertas federais, o lançamento de novas linhas simplificadas de financiamento da melhoria da gestão local (PMAT expresso, PNAFM etc), a instalação de banda larga em todos os municípios brasileiros até 2010 e a instituição da rede de assistência técnica aos municípios" citou Viana.

Após a palestra do secretário do Ministério do Planejamento, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Ghisi, apresentou o cadastro social da cidade, contendo dados personalizados sobre a educação, saúde, emprego, entre outros, dos integrantes das famílias da cidade. "A informação adequada é subsídio fundamental para o sucesso das políticas públicas", ressaltou o prefeito. Falou ainda da criação de indicadores de resultados para as áreas de saúde, educação e segurança pública, e da instituição de bônus de desempenho para os servidores. O prefeito anunciou também a adesão do município ao PRONASCI.

"O tripé que envolve cadastro de informações, indicadores de resultados e bônus de desempenho está alinhado com as propostas que o governo federal colocou em consulta pública" comentou o Secretário de Gestão.

Na parte da tarde, os secretários e dirigentes se reuniram em mesas temáticas, abrangendo 18 tópicos, para trocar informações e experiências, acertar intercâmbios, fortalecer parcerias e sintonizar procedimentos administrativos.

O oeste do Paraná é uma região estratégica da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) no coração do Mercosul, o que ressalta, segundo Marcelo Viana, a importância de uma boa atuação dos poderes públicos em todos os níveis. Estão sendo criadas em Foz do Iguaçu, neste Governo, a UNILA (Universidade Latino-Americana), instituição federal que terá alunos do Brasil e de todos os países da América Latina, e um Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET).

Foz é ainda o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros no Brasil e tem a terceira rede hoteleira em número de leitos do País por causa das Cataratas do Iguaçu.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra