sexta-feira, 12 de junho de 2009

GT estuda transposição na AGU

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 12/06/2009


O Grupo de Trabalho (GT) constituído pela Advocacia-Geral da União (AGU) para estudar a possibilidade de transposição de servidores deu início a uma série de reuniões (foto). No primeiro encontro, foi apresentado o histórico dos trabalhos de transposição realizados até o momento. A transposição trata de servidores que exerciam atividades que hoje são desempenhadas pelos advogados da União. A atualização dos cargos começou em 1994. De lá para cá, já foram analisadas centenas de processos, sendo que nem todos os pedidos de transposição foram atendidos. De acordo com a coordenadora do GT, advogada da União Sávia Maria Leite Rodrigues Gonçalves, restam cerca de 250 pedidos a serem verificados. A diretora do Departamento de Informações Jurídico-Estratégicas (Deinf/CGU/AGU) informou que a expectativa é apresentar um resultado satisfatório, dentro do prazo fixado pela portaria que instituiu o GT. "Esperamos propor soluções para todos os casos, dentro de 45 dias, de forma que o assunto possa ser submetido à deliberação superior", declarou. Para Sávia Gonçalves, a conclusão das análises poderá servir para pacificar a questão.

Atividade jurídica já existia
Quando foi criada a AGU, há 16 anos, já havia atividade jurídica no âmbito do Governo Federal. Mesmo antes da promulgação da Constituição de 1988, vários servidores já desempenhavam papéis de assessoramento jurídico de interesse da União. A transposição traz, para a realidade atual, pessoas que exerciam atividades que hoje são desempenhadas pelos advogados da União. Porém, conforme o consultor-geral da União, Ronaldo Jorge Araujo Vieira Junior, os processos serão examinados caso a caso: "E aqueles que preencherem os requisitos da lei, conforme a conclusão do grupo, e de acordo com nossa análise e autorização do advogado-geral da União, poderão ser atendidos", distinguiu. O GT analisará a legislação da época e a norma de transição, que prevê a transposição, verificando se há como trazer o pessoal do antigo regime para o atual.
Requisitos precisam ser preenchidos
"A discussão é como se fazer essa conversão de regimes", explicou o consultor-geral da União, Ronaldo Jorge Araujo Vieira Junior, advertindo, no entanto, que há requisitos que precisam ser preenchidos: "Pessoas que não exerciam atividade jurídica jamais podem ser transpostas para a carreira de advogado da União", alertou. O Grupo de Trabalho que estuda a transposição de servidores foi constituído pelo advogado-geral da União, ministro José Antonio Dias Toffoli, e é formado por representantes da Consultoria-Geral da União (CGU/AGU), do Departamento de Assuntos Jurídicos Internos (Daji/AGU) e da Corregedoria-Geral da AGU (CGAU). O grupo tem até o final de junho para concluir suas tarefas e, caso necessário, propor medidas saneadoras.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra