terça-feira, 2 de junho de 2009

PEC dos Precatórios terá primeira audiência pública

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 02/06/2009


A PEC 351/09, que estabelece novas regras para o pagamento de precatórios (dívidas dos entes federativos já julgadas em última instância), será tema de uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados amanhã. A matéria, que já foi aprovada no Senado, aguarda parecer do relator na CCJ, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No mês passado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou ao presidente da Câmara, Michel Temer, um manifesto contra a proposta. Para o presidente do Conselho Federal da entidade, Cezar Britto, a PEC é um ataque à democracia e ao princípio da separação dos poderes, pois permite que o Executivo desrespeite uma decisão do Judiciário. O texto garante, por exemplo, prazo de pelo menos 15 anos para a quitação dos precatórios. Também muda o índice de correção dos precatórios e a forma de pagamento. Pela proposta do Senado, o atual índice (inflação mais juros de 12% ao ano) seria substituído pela taxa da caderneta de poupança e os pagamentos passariam a ser feitos por ordem crescente de valor do precatório em vez da ordem cronológica. A audiência será realizada no plenário 1, a partir das 14h30.
Dívida chega a R$ 100 bilhões
A proposta, batizada de PEC do Calote, ainda limita o pagamento dos precatórios a 2% das receitas líquida dos estados e 1% das receitas dos municípios. A indignação com o texto aprovado no Senado é tão grande que no início do mês passado uma marcha pela Esplanada dos Ministérios reuniu centenas de servidores públicos e representantes de entidades do Judiciário nacional. Na ocasião, os manifestantes conseguiram arrancar do presidente da Câmara, Michel Temer, o compromisso de realizar audiências públicas antes de votar a proposta na Casa. Advogados e servidores públicos, inclusive, já decidiram ir até a sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, para entregar um manifesto contra a proposta. O objetivo é chamar a atenção da comunidade internacional para a dívida pública brasileira com precatórios, estimada em R$ 100 bilhões. Segundo o advogado Nelson Lacerda, representante da Associação Nacional dos Servidores Públicos, "é preciso dizer que a PEC dos precatórios atenta contra a preservação do estado de direito", diz.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra