segunda-feira, 13 de julho de 2009

Anac: 81 mil na briga por vaga

Autor(es): ANDRÉA MACHADO
O Dia - 13/07/2009

Agência aplica no próximo domingo prova em todas as capitais. No Rio, mais de 21 mil candidatos estão na disputa. Exames vão acontecer às 8h e às 15h, de acordo com o cargo. Semana deve ser usada para a revisão dos conteúdos

Dentro de poucos dias, mais de 81 mil candidatos em todo o País — 21.128 no Rio — vão ter de quatro a cinco horas para mostrar todo o conhecimento adquirido durante meses de estudo. Estão confirmadas para o próximo domingo as provas do concurso para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A concorrência é grande: para técnico administrativo, que requer Nível Médio completo, a relação é de 1.002 candidatos por vaga — são 40.109 inscritos e 40 chances.Como o edital do concurso saiu meio de surpresa, sem os candidatos ficarem esperando por muito tempo, o período de estudo foi menor que o de costume.Por isso, intensificar a preparação durante esta semana e tentar aprender um pouco mais do conteúdo é a dica do professor de Direito Administrativo Henrique Cantarino, da Academia do Concurso: “Foi um concurso inesperado, então ainda há tempo de olhar a matéria. Licitações, direitos e vantagens do servidor são os principais tópicos para técnico, que tem um programa muito restrito. Para analista, o conteúdo é muito grande, mas o foco deve ser Administração Pública, o que é e qual o papel das agências reguladoras”.
SÁBADO É DIA DE DESCANSO
Candidata à vaga de técnico administrativo, Taysa Alves, de 21 anos, vai aproveitar os últimos dias para revisar o programa: “Ainda tenho muita coisa para aprender, mas vou aproveitar as aulas para tirar dúvidas e fazer exercícios”.Para quem já está como conteúdo afiado, o ideal é revisar as matérias. E a melhor maneira é pegar provas anteriores aplicadas pelo Cespe/UnB e ver quais tópicos precisam ser reforçados de última hora.Mas, no sábado, véspera da prova, nada de estudo: a orientação de Cantarino é relaxar.“Tranquilidade é muito mais importante do que conhecimento.Sábado é dia de descanso”, orienta o professor.

Convocações serão feitas em novembro
Se tudo correr conforme o previsto, a Agência Nacional de Aviação Civil vai começar a convocação dos aprovados em novembro.“Vamos chamar quase a totalidade dos cargos, exceto especialistas, que passam pelo curso de formação. Em janeiro ou fevereiro, os 365 estarão na casa”, informou Andréa de Marque, gerente de Gestão de Pessoal da Anac.Segundo ela, assim que todos tomarem posse, a agência vai começar a negociar com o Ministério do Planejamento o preenchimento de mais algumas vagas. “Pelo menos metade dessas vagas a gente pode batalhar”, antecipou Andréa.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra