quinta-feira, 16 de julho de 2009

Atraso dos salários de servidores pode virar crime

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 16/07/2009


Servidores públicos das mais diversas esferas do poder devem ficar atentos à tramitação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 4982/09, do deputado Iran Barbosa (PT-SE) , que tipifica como crime a falta de pagamento do salário dos funcionários públicos pelos chefes do Poder Executivo da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. O objetivo é regulamentar a Constituição Federal, que prevê que seja considerada crime a retenção dolosa dos salários. Para isso, o parlamentar propõe que se modifique a Lei 8.429/92, que trata do enriquecimento ilícito de agentes públicos, para incluir nela dois dispositivos que penalizem os atrasos nos pagamentos. A proposta estabelece pena de reclusão de um a três anos, além de pagamento de multa. Se a retenção proposital dos pagamentos ultrapassar três meses, a pena passa a ser de dois a quatro anos e, se a prática for reincidente, a multa deve ser dobrada. O projeto propõe, também, aumento da pena, em pelo menos um sexto, se o corte ocorrer em virtude de movimento grevista que esteja de acordo com a lei.

DESRESPEITO Iran Barbosa ressalta que muitos servidores públicos passam meses sem receber suas remunerações e têm desrespeitado um direito básico. Ele acrescenta que, ao descumprir sua parte na relação trabalhista, os governos empurram os funcionários para as listas de devedores, além de prejudicar seus familiares. O projeto, que tramita em regime de prioridade, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o plenário.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra