quinta-feira, 30 de julho de 2009

Defesa das nomeações

Autor(es): Daniela Lima
Correio Braziliense - 30/07/2009



O Ministério da Pesca e Aquicultura peca por ser jovem. Essa é a justificativa do secretário executivo da pasta, Dirceu Lopes, para o alto número de servidores nomeados sem concurso público que dão corpo à pasta. Em reportagem publicada ontem, o Correio mostrou que o mais novo ministério do governo de Luiz Inácio Lula da Silva funciona com quadro composto majoritariamente por servidores comissionados. Lopes justifica o percentual dizendo que precisa de tempo para estruturar o ministério.

Hoje, dos 210 funcionários, 88 não prestaram concurso. Após a publicação de decreto que irá regulamentar a estrutura da nova pasta, mais 286 servidores serão nomeados sob critério político. Com isso, 75,4% do pessoal exercerá função sem passar por seleção. O secretário executivo, que responde como ministro na ausência do titular, Altemir Gregolin, diz que está trabalhando para criar carreiras específicas para o ministério, e espera anunciar um edital com 300 vagas até abril de 2009.

“Não existe memória de gestão sem concurso. Para nós, isso é fundamental, mas precisamos de tempo. Uma pasta não nasce com quadro constituído”, alegou.

Marcelo Viana, secretário de gestão do Ministério do Planejamento, responsável pela fiscalização e gerenciamento dos cargos do Executivo federal, também saiu em defesa da nova pasta. “Como antes era uma secretaria especial, trabalhava com pessoal requisitado de outros ministérios e comissionados”, justificou. Dirceu Lopes ressaltou ainda que, mesmo com comissionados, o ministério conta com especialistas em aquicultura e pesca. “Temos muitos profissionais que poderiam estar ganhando mais fora, que trabalham aqui por acreditarem na política que estamos desenvolvendo”, garantiu.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra