domingo, 5 de julho de 2009

Gastos com pessoal X PIB

Por Luciano Pires

Blog do Servidor - 04/07/2009


Gastos com pessoal X PIB

 

São raras as vezes em que sindicatos e analistas de mercado falam a mesma língua, mas quando o assunto é contas públicas ambos concordam que comparar as despesas com o funcionalismo olhando para o Produto Interno Bruto (PIB) é um bom critério.

Tudo bem que depois cada um usa as informações do jeito que quer ou lhe interessa, mas esse é outro assunto... faz parte do cabo-de-guerra e do jogo de empurra que alimenta cada ponta da corda.

A tabela acima será apresentada na próxima semana a gestores independentes e de governo durante a Conferência Nacional de Recursos Humanos - evento voltado ao debate das políticas oficiais voltadas à administração pública. Os números mostram que desde 1995, com crescimento ou estagnação econômica, com FHC ou Lula, o dinheiro canalizado para os contracheques dos servidores viveu momentos de altos e baixos em relação ao comportamento da economia.

Na Agência Brasil, o colega Wellton Máximo escreve neste sábado que, com a segunda parcela de aumento garantida, os gastos com a folha de pessoal da União poderão chegar a 5,2% do PIB neste ano. 

Em verdade, essa proporção tende a ser maior, levando-se em conta que a crise econômica enfraqueceu setores produtivos importantes, ou seja, reconhecendo-se que o país estacionará ou até mesmo amargará crescimento negativo em 2009 por causa da crise mundial.

Essa e outras avaliações flertam com um futuro incerto, claro. Alguém chega a dizer que tudo ainda não passda de previsão e especualação. 

Tá, m
as o fato é que voltar a patamares de gastos com a folha acima dos 5% do PIB - em 2008 já foi assim - impõe ao país novos desafios que vão muito além do "quanto" se gasta. Está na hora de olhar para o "como", o "onde" e o "por que" se gasta.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra