terça-feira, 7 de julho de 2009

Governo vai cortar mais despesas

Governo deve promover novos cortes no orçamento

Jornal do Brasil - 07/07/2009

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo vai reduzir despesas para compensar a queda da arrecadação de impostos. Mantega não detalhou os cortes, mas garantiu que não atingirão programas considerados prioritários.

Ministro da Fazenda afirma que o Brasil vai retomar superávit de 3,5% em 2010
O governo avalia a possibilidade de promover novos cortes de despesas para evitar uma piora ainda maior da relação dívida/Produto Interno Bruto (PIB) do país. Embora tenha evitado citar onde os cortes devem ocorrer, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez questão de assegurar não só que o reajuste salarial de servidores federais está garantido, como também não haverá cortes em programas considerados prioritários do governo, como o PAC e o Bolsa Família.
Mantega acrescentou que, com a redução dos juros, o Brasil deve ter em este ano um déficit fiscal de apenas 1,9% do PIB, a menor taxa entre os países que compõem o G-20.
O ministro negou, ainda, que o governo considere relaxar ainda mais a política fiscal. Neste ano, devido à crise, o ministério já reduziu a meta de superávit de 3,5% para 2,5% do PIB.
– Falam por aí que queremos zerar a meta de superávit primário. É conversa fiada, nunca defendi – disse Mantega, ao reiterar que, em 2010, a meta de 3,5% será retomada, excetuando-se a contribuição dos recursos da Petrobras.
Com isso, a relação dívida/PIB deve subir de 33% para 41% até dezembro, movimento influenciado também pelos efeitos da variação cambial sobre a dívida pública.
Para Mantega, o Brasil mostra sinais robustos de retomada.
– Nossa política está sendo bem sucedida – disse Mantega, ao acrescentar que as medidas anticíclicas adotadas pelo governo nos últimos meses, incluindo as relacionadas a depósitos compulsórios, redução de impostos na cadeia produtiva e aumento da oferta de crédito, já surtiram resultados.
A expectativa, para o fim do ano, de acordo com o ministro, é de retomada do forte ritmo de expansão da economia, atropelado pela crise no fim do ano passado.
– A indústria vai voltar a crescer no segundo semestre e o ritmo de expansão do PIB será de 3% ao ano no quarto trimestre – projetou.
O ministro previu ainda que o Brasil deve ter uma geração líquida de 500 mil a 700 mil novos empregos em 2009, número que deve subir para mais de 1 milhão de postos em 2010, quando espera uma expansão do PIB de 4,5%.
Mantega sinalizou com a adoção de possíveis medidas adicionais para estimular a economia, entre as quais uma redução ainda maior do nível dos empréstimos compulsórios.
– Poderá haver novas liberaçações, se o governo considerar conveniente – afirmou o ministro, ao salientar que os bancos públicos têm tido papel relevante no esforço do governo para reanimar a economia.
– Desde setembro, quando a crise piorou, os bancos públicos aumentaram a oferta de crédito em cerca de 20%, enquanto nos privados o aumento foi de só 2,5%.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra