terça-feira, 14 de julho de 2009

Hora de conferir os reajustes

Por: Alessandra Horto
O Dia - 13/07/2009


Duzentos e cinquenta mil servidores federais ativos e inativos, do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo, receberão novos salários nos dias 3 e 4 de agosto. Maior índice de aumento é para Nível Superior, de 53,24%

Os 250 mil servidores federais ativos e inativos incluídos no PGPE (Plano Geral de Cargos do Poder Executivo) já podem conferir os novos salários que serão pagos nos dias 3 e 4 de agosto. O valor total corresponde à soma do vencimento básico com a gratificação da avaliação por desempenho.

Somente nessa parcela, a variação máxima de reajuste para os ativos é de 53,24% e a mínima, de 18,54%. Para os inativos, o maior aumento foi de 57,78% e o menor, de 29,65%.


Para os servidores ativos, a tabela mostra a gratificação com total de 80 pontos, o que corresponde ao valor máximo pago pelo Executivo Federal. Já os aposentados recebem apenas 50 pontos do total da avaliação por desempenho.

Enquanto não sai a regulamentação desse critério, os ativos não podem receber a gratificação pelo teto de 100 pontos. Prejuízo para o servidor, que perde mensalmente a diferença de 20% — em caso de receber aprovação máxima.

O impacto das medidas provisórias 440 e 441 (as últimas aprovadas) nos cofres da União será de R$ 10,43 bilhões. A primeira reajustou o salário de 91.308 servidores das carreiras típicas de Estado, como auditor da Receita Federal. A segunda concedeu aumento para 380.477 servidores de 54 categorias do Executivo, entre as quais analista previdenciário.

Os servidores do PGPE receberão mais duas parcelas, uma em 2010 e outra, em 2011. No último dia 4, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, confirmou que os reajustes seriam honrados, apesar da queda na arrecadação registrada nos primeiros meses do ano. Bernardo comentou que a decisão foi do presidente Lula. “O presidente orientou e faremos o cumprimento dos acordos. Não muda nada”, declarou.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra