sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mesmo na web, folha poderá esconder supersalários

Por: Luciano Pires
Blog do Servidor

A Comissão Mista de Orçamento aprovou a fórmula embutida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2010 que prevê a divulgação de salários, cargos e funções de servidores do Executivo, Legislativo e do Judiciário. A solução encontrada pelo relator, deputado Wellington Roberto (PR-PB), não faz associação direta entre a remuneração e a pessoa. Trata-se de um avanço, claro.Serão duas tabelas. Uma com nome, função/cargo e lotação. Outra com as estruturas remuneratórias de cada cargo e função. Ao cruzar esses dados, defende o relator da LDO, o cidadão comum saberá como cada órgão gasta com pessoal.

Ops!... mais ou menos. No atacado a clareza dos dados até satisfaz, mas no varejo certas coisas continuarão camufladas.Isso porque não necessariamente listar na internet quanto vale cada cargo ou função indicará a remuneração final do servidor. Vale lembrar que se não fosse a crise política no Senado ninguém nunca saberia que alguns diretores e secretários ganham acima do teto do funcionalismo (R$ 24.500).Mais uma vez um bom conceito, a transparência, acaba distorcido depois de passar pelo Congresso Nacional.Se revelar a identidade das pessoas e seus respectivos salários não é legítimo, como dizem os sindicatos e alguns juristas, dificultar o acesso aos dados completos também não.O meio-termo, neste caso da LDO, mais parece meia-boca.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra