segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mudança no sistema de avaliação

Ponto do Servidor - Maria Eugênia

Jornal de Brasília - 20/07/2009


Servidores públicos devem ficar atentos. O Ministério do Planejamento estuda uma mudança radical no sistema de avaliação de desempenho do funcionalismo federal. A proposta é que as novas regras vigorem já no começo de 2010.

O assunto chegou a ser discutido durante a Conferência de Recursos Humanos, em Brasília, há coisa de duas semanas. Para reforçar o bolso do servidor com o pagamento de gratificações, a União quer, em troca, uma melhora efetiva no atendimento ao público.

Com isso, a análise de desempenho do funcionário seria medida pelo atingimento de metas individuais e coletivas. “O servidor passará a ser avaliado pela equipe, a equipe é avaliada e também avalia o chefe. É o que chamamos de avaliação por desempenho de 360º”, explica o secretário de Recursos Humanos do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira . Duvanier Ferreira explica que as regulamentações a serem feitas nos próximos meses terão características diferentes, que vão assegurar as especificidades de cada órgão.


Visão equivocada


Com essa nova proposta, o Ministério do Planejamento mostra que praticamente abandonou o modelo de gratificação apresentado no início deste ano, no qual o funcionário receberia um bônus se conseguisse manter a qualidade dos serviços prestados, mas com significativa redução dos gastos. E Duvanier Ferreira justifica a mudança: “A ideia de dar bônus para o servidor por que o órgão gastou menos é errada. Acredito que devamos aumentar os gastos, o que significa investimentos e produção de mais serviços de qualidade”, afirma. O secretário defende, ainda, que a nova avaliação tenha como principal objetivo o serviço prestado a quem está do outro lado do balcão. “As equipes precisam ser avaliadas, além do processo de trabalho, que é essencialmente coletivo. Portanto, não adianta o servidor ser ótimo, se ele está inserido em um trabalho que depende da equipe”, explica Duvanier Paiva. Ele garante que a proposta será discutida com as entidades que representam os servidores antes de entrar em vigor.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra