quinta-feira, 2 de julho de 2009

PLANEJAMENTO RECEBE MISSÃO DA OCDE

Fonte: Sítio do Servidor

Brasília, 30/06/2009

O Ministério do Planejamento está recebendo, nesta semana, a visita de uma missão oficial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A visita, coordenada pela Secretaria de Recursos Humanos, tem como objetivo promover a troca de informações relativas à gestão de RH praticada hoje no serviço público federal brasileiro e em quatro países membros da entidade – Estados Unidos, França, Espanha e Canadá. A comitiva fica no Brasil até a próxima sexta-feira, dia 3.
A missão da OCDE foi recepcionada ontem (29/06) no Salão Nobre do Ministério do Planejamento pelo secretário-executivo adjunto, Francisco Gaetani, pelo secretário de RH, Duvanier Paiva, pela diretora da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Helena Kerr, por representantes das secretarias de Orçamento Federal, Gestão, e do Departamento de Controle das Estatais (Dest).
Durante a reunião de boas-vindas, foram apresentadas aos membros da comitiva as atribuições do Ministério do Planejamento e a política de gestão de pessoal adotada atualmente pela SRH, que cuida de aproximadamente 1,4 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo.
Para o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira, a visita é importante para que se possa conhecer experiências de RH adotadas em outros países. “Queremos fazer um relatório conjunto para comparar nosso modelo de gestão com a prática internacional. Esperamos que isto sirva como referência na construção de um novo olhar para buscarmos a modernização da política de gestão de pessoas na administração pública federal”, disse o secretário.
O Ministério do Planejamento desenvolve atualmente, com a OCDE e o Banco Mundial, uma análise do sistema de gestão de pessoal do Brasil e dos países membros das entidades.
Estão em discussão questões relativas à administração da força de trabalho, desenvolvimentos de carreiras, capacitação de pessoal, gestão por competência e avaliação de desempenho. Além disso, estão sendo desenvolvidas análises relativas ao sistema de pagamento de pessoal, ao relacionamento das áreas de recursos humanos no sistema federativo de governo e legislações adotadas.
A missão vem ao Brasil a convite do governo brasileiro, que programou para os membros da OCDE visitas a diversos órgãos da União como os ministérios da Educação, Previdência, Fazenda e Planejamento, dentre outros.
Fazem parte da comitiva os representantes da OCDE, Elsa Pilichowski, Oscar Huelta Melchor, Knut Rexed e Maria Maguire. Os representantes de países-membros são Kevin Mahoney (USA), Jacky Richard (França), Xavier Sistermas (Espanha), Tatyana Teplova (Canadá); e, do Banco Mundial, Jeffrey Rinne e Evelyn Levy.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra