quinta-feira, 9 de julho de 2009

Recorde de expulsões em um mês

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 09/07/2009


O número de expulsões de servidores envolvidos em atos de corrupção ocorridas na administração pública federal chegou a 43 no último mês de junho. Essa marca é recorde entre os meses deste ano. De janeiro até o final de junho, as penalidades expulsivas somaram 210, sendo 173 demissões, 26 destituições de cargo ou função e 11 cassações de aposentadorias. Os dados fazem parte de um levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU). O número do primeiro semestre deste ano foi inferior apenas ao do primeiro semestre de 2007, quando chegaram a 246. Desde 2003 até o mês passado, as punições expulsivas na administração pública federal chegaram a 2.179, sendo 1.878 demissões, 169 destituições de cargo ou função e 132 cassações de aposentadorias. As questões relacionadas à improbidade administrativa, incluindo o uso do cargo em proveito pessoal e o recebimento de propina, corresponderam a mais de 70% das causas das penalidades aplicadas. Esses números não incluem as empresas estatais, mas apenas órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas.
Processos podem demorar anos
Para o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, a aplicação dessas penalidades, que dependem apenas do Poder Executivo, é a opção mais rápida e eficaz de evitar a impunidade. “Se fôssemos esperar pela aplicação das sanções pela via judicial teríamos de aguardar por anos a fio, pois os processos civis e criminais, no Brasil, nunca terminam”, explicou. O grande problema, segundo ele, não está nos juízes, mas sim nas leis processuais, que permitem uma quantidade inacreditável de recursos e artifícios protelatórios. “Esses recursos são complementados pela interpretação estranha que vem sendo dada ao princípio da presunção da inocência, como se tal não devesse ceder após a condenação por um juiz e sua confirmação”, concluiu.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra