terça-feira, 4 de agosto de 2009

Burocracia no banco de escola

Por Luciano Pires
Blog do Servidor - 04/08/2009


Está no
Valor Econômico desta segunda-feira uma dessas polêmicas que deveriam surgir toda semana. Escrita pelo colega-amigo-irmão Paulo de Tarso Lyra a reportagem trata da proposta do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, de criar uma universidade corporativa para ensinar aos servidores noções de gestão pública.

Sob o título 'Criação de 'escola de gestão' é rechaçada por servidores', o repórter informa que a proposta provocou mal-estar no funcionalismo.

Seguem alguns trechos:

"Há três semanas, Aguiar levou sua proposta à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Para ele, muitos projetos são barrados no TCU por dolo, mas outros tantos são rejeitados por falta de formação técnica. "Não existe gestão pública na grade curricular de nível superior", disse ele.

O tribunal recicla seus servidores no Instituto Sezerdelo Corrêa. Na administração federal, outras escolas de governo exercem papel semelhante, como a Enap, a Escola Superior de Administração Federal (Esaf), a Universidade Corporativa dos Correios, entre outras. "Eu reconheço o valor da Enap e da Esaf. Mas elas têm um papel diferente, mais específico. O foco desta universidade que estou propondo é fortalecer os mecanismos de gerenciamento do Estado", disse.

Ele alega que não existe na administração pública mecanismos voltados para o controle interno e externo. "Com uma formação mais sedimentada, os servidores terão condições de perceber, com mais acuidade, a questão do dolo", completou. Paula Montagner,
diretora de Comunicação e Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), lamentou as palavras de Aguiar, afirmando que o papel central das chamadas escolas de governo é apropriar-se do conhecimento teórico da administração para transformá-lo, de forma eficiente, em políticas governamentais."

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra