segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Crítica à protelação

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 24/08/2009


A informação é do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do TCU (Sindilegis). A Advocacia-Geral da União aumenta a cada dia os valores devidos aos servidores que estão na ação da URV. Segundo o sindicato, isso decorre da postura sistemática do Governo Federal em protelar o andamento do processo de execução numa fase em que está assegurado o direito dos servidores. Só de julho do ano passado até agora são R$ 44 milhões a mais devidos aos servidores. Conforme explica o advogado Amário Cassimiro, a dívida da União com os servidores é certa, por isso a insistência em recorrer é prejudicial ao próprio governo. "O valor devido aos filiados é incontroverso, ou seja, foi calculado pelo próprio réu, Câmara, Senado e TCU, e desde então correm juros de 0,5% e correção monetária sobre o valor calculado pelas Casas", afirmou. A última movimentação da AGU no sentido de protelar o pagamento ocorreu no final de julho, quando a União apresentou embargos de declaração contra a última decisão adotada pela 11ª Vara Federal de São Paulo. O recurso pede a imediata suspensão dos efeitos da decisão que determina o pagamento aos filiados do Sindilegis e a reforma da fase de liquidação da sentença.




Recursos e mais recursos


A União ainda pode apresentar outro recurso após a decisão sobre esses embargos. "Eles fazem isso somente para retardar o cumprimento da sentença, o que merece aplicação de multa, inclusive requerida pelo Sindilegis", alerta o advogado, referindo-se ao fato de que após a decisão do desembargador a União poderá apresentar mais um agravo. Caso negado, ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo. "O número de colegas idosos é alto e essa protelação é uma crueldade", lembra o presidente do Sindilegis, Magno Mello (foto). A ação foi impetrada em 1997 e requer o pagamento de correção monetária e juros sobre o ajuste de 11,98% decorrente de erro na implementação da URV, entre 1994 e 2000.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra