quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Desconto está perto do fim

Coluna do Servidor - Alessandra Horto
O Dia - 20/08/2009

DESCONTO ESTÁ PERTO DO FIM


O STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai julgar a uniformização de decisão referente à contribuição previdenciária do servidor público sobre o valor de 1/3 das férias. O desconto, de 11%, sobre o adicional foi alvo de discordância entre o STF (Supremo Tribunal Federal), o STJ e a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), o que abre brecha para ações de servidores.A TNU deu parecer favorável à suspensão da cobrança, contrariando a jurisprudência do STJ, a favor da incidência do desconto. No entanto, o STF se posicionou em sentido contrário. O Supremo entende que, como a verba não é incorporada à remuneração para efeito de cálculo da aposentadoria, não deve ser descontada.O Superior Tribunal de Justiça deve julgar a questão em até 30 dias e uniformizar a decisão. Mas, segundo o assessor jurídico do Nasp (Núcleo de Atendimento ao Servidor) Daniel Santana, a tendência é que o parecer seja favorável à suspensão do desconto.

FORA DO BENEFÍCIO

“O STF entende que a contribuição para o Plano de Seguridade Social não deve ter como base de cálculo o 1/3 constitucional de férias porque não é uma parcela computada no benefício”, explica Daniel

GANHO DE CAUSA

Segundo o assessor do Nasp, Juizados Especiais do Rio têm dado ganho de causa a diversos servidores.Funcionários públicos já podem se valer da jurisprudência para recorrer da quantia descontada.

COMO RECORRER

Para ser indenizado, a orientação de especialistas é entrar com ação nos Juizados Especiais, que aceitam ações até R$ 27.900. Poderão ser ressarcido os últimos cinco anos descontados.

PROTESTO EM BRASÍLIA

Cerca de 1 mil servidores do Executivo federal protestaram ontem, em Brasília, contra a falta de resposta do governo às reivindicações da categoria. Eles ameaçam entrar em greve nacional.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra