quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Funcionários nomeados por atos secretos serão mantidos se senadores quiserem

Jornal de Brasília - 05/08/2009


Mesmo tendo sido nomeados por atos secretos, 79 servidores deverão ser mantidos na estrutura do Senado e receberão seus salários. Decisão da Diretoria-Geral do Senado deu aos gabinetes dos senadores a função de atestar se esses funcionários, nomeados ilegalmente, compareceram ao trabalho antes do escândalo dos atos secretos, se ainda continuam trabalhando e se há interesse em mantê-los.

“O ponto que estamos tratando aqui são os atos que estão relacionados a pessoas que ainda têm vínculo com o Senado por um ato não publicado. Quero deixar bem claro aqui que todos os servidores devem continuar trabalhando normalmente”, disse o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra.

A medida atinge inclusive Henrique Dias Bernardes - namorado da neta do presidente do Senado, José Sarney -, nomeado por ato secreto e lotado atualmente no Serviço Médico do Senado.

“O caso do Henrique e o caso dos servidores que tiveram sua nomeação executada de forma legítima, que prestam seus serviços regularmente ao Senado Federal, e que o gabinete deseja manter o servidor, esses casos serão convalidados. A nomeação será tornada válida atendendo o principio da publicidade”, disse Tajra.

A forma legítima, de acordo com o diretor, inclui a indicação política. “A indicação política pode ser legítima, até porque todas as indicações feitas em todos os gabinetes são políticas. Elas são feitas por políticos", justificou Tajra.

A Diretoria-Geral pretende finalizar o processo de análise dos casos até o próximo dia 14 de
agosto, antes do fechamento da folha de pagamento, para que os servidores, que continuam trabalhando possam receber seus salários. Se os gabinetes atestarem o comparecimento dos funcionários, tornará sem efeito o ato do presidente José Sarney, publicado hoje (4) pela manhã, determinando a suspensão do pagamento.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra