segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Informações até 21 de setembro

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 10/08/2009


Até o dia 21 de setembro, cerca de 18 mil agentes públicos estão obrigados a preencher os formulários de informação sobre a existência de vínculos de parentesco com ocupantes de cargos em comissão ou funções de confiança no âmbito do Executivo Federal. A exigência das declarações está no Decreto 6.906/09 e abrange ministros de Estado, ocupantes de cargo de natureza especial e integrantes do grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS) da Administração Pública Federal. Um levantamento parcial da Controladoria-Geral da União (CGU) revela que 3.598 servidores já apresentaram a declaração até a semana passada. O objetivo é identificar possíveis casos de nepotismo (favorecimento de parentes).
Quem deve preencher
O Ministério da Fazenda é o que tem maior número de servidores com formulários já preenchidos. Em seguida, vêm a Presidência da República, a Advocacia-Geral da União, a CGU e o Ministério do Planejamento. Esses servidores devem apresentar declaração sobre existência de parentesco até o terceiro grau com servidores que ocupem cargos de confiança, estagiários, terceirizados ou consultor contratado por organismo internacional. Os casos de vínculos com estagiário, funcionário terceirizado ou consultor contratado por organismo internacional que prestem serviços para o órgão da administração direta, autárquica ou fundacional deverão ser declarados apenas no caso de atuarem no mesmo órgão onde o agente exerce atividade.

Vínculos familiares
O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage , explica que as informações fornecerão um quadro completo dos vínculos familiares entre agentes públicos. Com base neste quadro, a CGU vai identificar possíveis casos de nepotismo, além de normatizar o tema no âmbito do Poder Executivo Federal. Quem deixar de apresentar a declaração ou prestar informação falsa estará sujeito a processo administrativo disciplinar. Os servidores deverão preencher e enviar pela internet um formulário disponível no site
www.cgu.gov.br/vinculo/. Após o envio pela internet, o formulário deve ser impresso, assinado e entregue ao serviço de pessoal.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra