terça-feira, 4 de agosto de 2009

NOVOS GESTORES SERÃO MONITORADOS NA FASE DO ESTÁGIO PROBATÓRIO


Sítio do Servidor Público

Brasília - 04/8/2009


A partir de agora, quem for novo integrante da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) terá acompanhamento e orientação durante o estágio probatório – período inicial de exercício no serviço público com duração de três anos.

A novidade está regulamentada na Portaria nº 94, de 28 de julho de 2009, e concretiza um compromisso da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento com os gestores governamentais.

De acordo com a coordenadora Rachel Pellizoni, a intenção do monitoramento é facilitar a adaptação ao trabalho e com isso garantir o efetivo aproveitamento desses profissionais.

Segundo Rachel, os novos servidores distribuídos em diversos órgãos da administração terão várias fontes de orientação. “Isso significa o apoio dos gestores mais experientes, de colegas do órgão para o qual o gestor foi designado, e da própria Secretaria de Gestão”, explica.

O monitoramento prevê a realização de auto-avaliação por meio do preenchimento de questionários enviados pela Seges, o acompanhamento de tutores (gestores mais experientes) e de um interlocutor setorial (servidor do órgão onde o gestor estiver lotado), entre outras atividades.

Inicialmente os processos de auto-avaliação se darão em menor tempo e depois ficarão mais espaçados. Já está acertado que em 2009 ocorrerão nos meses de agosto e dezembro.

Os tutores serão nomeados por portaria até o final deste mês. Serão cerca de 20 tutores, sendo que cada um cuidará de cinco novos gestores.

O interlocutor setorial deverá ser um servidor de carreira a ser designado pelos ministérios. Em contato permanente com a Seges, seu trabalho será relacionado com a inserção e o aproveitamento do gestor no órgão de exercício. Vai ajudar, por exemplo, a corrigir casos de baixo aproveitamento e não-adaptação.


Vantagens do monitoramento


Garantir que o gestor exerça atribuições inerentes ao cargo; oferecer suporte para o bom desempenho do novo EPPGG; proporcionar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os novos gestores e os demais membros da carreira, em especial quanto à inserção na administração pública e à construção da trajetória profissional; reunir informações que permitam aprimorar os processos de alocação e movimentação destes servidores; disseminar junto aos novos EPPGGs o padrão de comportamento que se espera do servidor público e, em específico, dos membros desta carreira, entre outras.


Obrigações do novo gestor


O novo EPPGG em estágio probatório deverá realizar a auto-avaliação e prestar as informações solicitadas, colaborar com os interlocutores e tutores envolvidos no acompanhamento da sua inserção; atender as convocações da Seges e manter seus dados atualizados junto à Secretaria, especialmente quanto à unidade de exercício e à nomeação para cargo em comissão ou equivalente; entre outras condições.

Conforme a regulamentação em vigor, a ausência não justificada às convocações, e a não apresentação da auto-avaliação excluirá o EPPGG do processo de monitoramento.

Ainda de acordo com a portaria, ficam dispensados do processo de acompanhamento os ocupantes de cargo em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superiores - DAS níveis 4, 5 ou 6, cargos de natureza especial, ou outro cargo em comissão ou função de confiança de nível hierárquico equivalente.


Compromisso da Seges


Compete à Secretaria de Gestão selecionar, nomear, avaliar os tutores, bem como emitir certificado em razão do desempenho satisfatório de suas atividades; elaborar e aplicar as avaliações previstas; dar conhecimento ao interlocutor setorial sobre eventuais problemas identificados nas avaliações e buscar soluções de forma conjunta; manter contato regular com tutores, interlocutores setoriais e EPPGGs; manter sigilo sobre as informações pessoais coletadas ao longo do processo de acompanhamento; e avaliar e divulgar os resultados do processo de monitoramento da inserção e aproveitamento dos EPPGG.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra