segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Os caça-fantasmas em ação no Senado

O Estado de S. Paulo - 03/08/2009

Grupo não consegue localizar servidora "desaparecida"

O grupo de "caça-fantasmas" criado no Senado para identificar quem trabalha ou não na Casa passou a quinta-feira procurando a funcionária Adriana Corrêa Fernandes. Ela figura na lista dos chamados 36 servidores terceirizados e "desaparecidos", isto é, recebem normalmente o salário, mas ninguém sabe se dão expediente, nem o local onde estariam.

A funcionária já era dada como "desaparecida" no período em que a terceirização era feita pela Ipanema Serviços Gerais Ltda. Em abril, a empresa acusada pelo Ministério Público de superfaturamento, conforme apuração da Polícia Federal na Operação Mão de Obra, foi substituída pela Plansul Planejamento e Consultoria Ltda.

Esperava-se que a promessa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de moralizar a administração da Casa resultasse no fim dos terceirizados desaparecidos. Mas não foi o que ocorreu. E Adriana Corrêa Fernandes foi recontratada pela Plansul, empresa vencedora do contrato de R$ 23 milhões ao ano, para empregar um conjunto de 337 profissionais de comunicação.

Os caça-fantasmas realizaram uma verdadeira romaria para localizá-la. Começaram pela gráfica do Senado, mas a busca foi infrutífera. O resultado na Interlegis, na Secretaria de Relações Públicas, no jornal, na rádio e na TV Senado, no Instituto Legislativo Brasileiro e no Núcleo de Criação da Secretaria de Comunicação foi o mesmo. Ela nunca passou pela porta de nenhum desses órgãos.

Por fim, resolveram ligar para sua casa, onde a mãe informou que ela nem mesmo mora em Brasília.

A operação continua agora para identificar quem é o "padrinho" da fantasma e determinar as medidas que serão tomadas para ressarcir os cofres públicos. O trabalho da equipe não tem data para terminar. Além de identificar quem trabalha, estão sendo revistos os 32 contratos de terceirização. Dos 27 examinados até agora, somente 2 deles estão em ordem e sem nenhum vício. Os que ficaram na malha fina serão substituídos ainda este ano.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra