quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Planos de saúde sob avaliação

O Dia 12/08/2009


Estudo da ANS dá notas baixas e medianas para a maioria A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) avaliou o desempenho de 1.480 operadoras de saúde em todo o País. O resultado revelou que 49,7% das empresas têm qualidade de ruim a péssima. “Apesar de não estarem adjetivados, foi estabelecido uma gradação numérica para os desempenhos. Eles variam entre grave, deficiente, médio e bom. A maioria das operadoras analisadas teve um desempenho médio, na faixa de 0,40 a 0,59 e de 0,60 a 0,79. Diante disso, podemos falar que a maioria não está tão ruim, mas há muito o que melhorar”, afirma Afonso Reis, coordenador do Programa de Qualificação das Operadoras da ANS.


No balanço geral, 31% das operadoras de saúde tiveram notas regulares e apenas 19%, avaliação de boa a ótima. Segundo Afonso Reis, os planos que tiveram baixo desempenho serão alvo de atenção da ANS. “Haverá uma fiscalização mais rigorosa para resolver e superar falhas, além de um estudo da viabilidade de a empresa se manter no mercado. Caso seja constatada inviabilidade, pode haver a intervenção pela agência”, explica.
O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Arlindo de Almeida, questionou a avaliação. “Nós vemos operadoras que são reconhecidamente bem avaliadas com notas baixíssimas”, reagiu, destacando que a Abramge já recorreu à Justiça contra o índice.
A pesquisa, feita ao longo de 2008, analisou planos com coberturas médico-hospitalar e odontológica. Pela primeira vez, o consumidor vai poder conferir o índice de desempenho de seu plano. Entre os requisitos julgados, estão atenção à saúde, estrutura, satisfação do cliente e situação econômico-financeira. Listagem completa no site
http://www.ans.gov.br/
Comparação fica mais fácil


Com a portabilidade em vigor para planos individuais, o estudo da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) passa a ser o mais novo recurso para o consumidor comparar desempenhos e escolher a empresa com maior qualidade. “A pesquisa é boa, principalmente para o cidadão. Ele vai conhecer melhor a empresa que fez o contrato, exigir melhorias ou até exercer o direito da portabilidade”, diz Afonso Reis, coordenador do Programa de Qualificação das Operadoras.

Novas regras para coletivos

A partir do próximo sábado, começam a valer as novas regras para os planos coletivos de saúde. Pelas determinações da ANS, os contratos empresariais ou feitos por adesão, aqueles realizados entre associações e sindicatos, só poderão ter as mensalidades reajustadas uma vez a cada ano. Fica também proibido o ajuste diferenciado entre usuários de um mesmo contrato.
A regulamentação impede ainda que haja diferença no valor cobrado para antigos e novos usuários.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra