segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Trabalhadores e servidores podem sacar PIS-Pasep a partir de amanhã

O Dia 10/08/2009


Mais de 16 milhões têm direito a benefício equivalente a um salário mínimo

Começa amanhã o pagamento 2009 do PIS-Pasep. trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho e servidores com finais de inscrição 0 e 1 podem sacar, a partir desta terça-feira, o abono equivalente a um salário mínimo (R$ 465).
Mais de 16 milhões de trabalhadores devem retirar o benefício até o dia 30 de junho de 2010, prazo máximo para o saque. Quem não retirar a quantia na data-limite perde o direito ao abono — nesse caso, o dinheiro vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Estão aptos a sacar o benefício trabalhadores ou servidores cadastrados no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado com carteira assinada, ou sido nomeados em cargo público, durante pelo menos 30 dias em 2008. Outra regra é que o beneficiário tenha recebido até dois salários mínimos por mês.
Para sacar o abono, basta apresentar carteira de trabalho e cartão do PIS ou do Pasep. Trabalhadores da iniciativa privada devem comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal. Já servidores municipais, estaduais e federais devem se dirigir ao Banco do Brasil. Se a empresa ou entidade pública estiver cadastrada na Caixa ou no BB, os valores serão creditados por meio do próprio contracheque. Clientes da Caixa e do BB podem ter o dinheiro depositado em conta corrente.
O porteiro Arnaldo José da Silva é um dos trabalhadores que podem reforçar o orçamento com o abono do PIS: “É um 14º salário. O programa é ótimo, ajuda muito a pagar as contas”. Já o caminhoneiro José da Conceição Nascimento não vê a hora de retirar o benefício. “Queria sacar hoje mesmo, mas terei que esperar e voltar à Caixa no dia 26”, diz José.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra