quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Decisão do TCU acalma universidade

Autor(es): Juliana Boechat
Correio Braziliense - 24/09/2009

O Tribunal de Contas da União (TCU) deverá discutir, em plenário, se o valor recebido pelos professores e servidores da Universidade de Brasília (UnB) será reduzido a partir de fevereiro do ano que vem, em plenário. Até lá, os salários continuarão inalterados. O ministro relator do processo, Augusto Nardes, decidiu analisar as ações protocoladas por grupos ligados à universidade e pela reitoria contra a decisão que alterava o cálculo salarial dos funcionários, o que implica reduzir em até 15% o vencimento dos profissionais. O TCU ouvirá professores, funcionários, a atual reitoria, e os dois ex-reitores Roberto Aguiar e Timothy Mullholland. Para o ministro, o assunto é complexo e merece um exame exaustivo.

O despacho de Augusto Nardes, datado de segunda-feira última, acalmou os ânimos da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb) e do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília. Os grupos ameaçaram entrar em greve caso o reitor, José Geraldo de Sousa Júnior, não revertesse a situação em favor dos servidores. Como resposta, a reitoria apresentou um recurso no TCU, em que pediu um prazo maior para colocar em prática o novo cálculo da folha de pagamento, além de esclarecimentos sobre como deverá ser feita a conta para chegar ao valor do salário dos funcionários. No documento, o reitor argumentou que a alteração causaria impacto na vida dos professores e servidores.

Por sorteio, a ação foi distribuída ao ministro Nardes. Agora, as propostas feitas pela universidade de ouvir todas as partes e analisar o mérito seguirão para o plenário do TCU. Para Flávio Botelho, presidente da Adunb, a notícia mudou o clima na instituição. “Continuamos com as medidas judiciais
(1)e ficamos à espera até fevereiro. A decisão foi auspiciosa, porque não corta o salário este ano. Ganhamos tempo, mas a incerteza permanece”, analisou.

Alívio

O professor e assessor da reitoria Paulo César Marques considerou a novidade um alívio vigilante. “De certa forma, o tribunal atendeu o recurso da reitoria, que era suspender a vigência da medida cautelar até que o TCU analise o mérito da questão. A universidade vai se preparar e espera que os
servidores continuem atentos e defendendo os seus direitos”, disse.

A insatisfação do corpo docente começou nas primeiras semanas de setembro, depois que o reitor seguiu a determinação do TCU de alterar a forma em que é feito o cálculo salarial dos funcionários. Até então, qualquer mudança no valor era calculada em cima do montante, composto pelo salário-base, gratificações e restituições. Mas, com a interferência do tribunal, a universidade foi obrigada a fazer a conta em cima apenas do salário-base. As modificações resultariam em uma redução de até 15%.

A interferência do TCU se deve à troca de gratificações feitas no fim de 2008 pelo
Ministério do Planejamento, responsável pela aprovação da folha de pagamento dos funcionários. A Gratificação por Ensino Docente (GED) foi substituída pela Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas). O TCU, no entanto, entendeu que as novas gratificações deveriam ficar de fora dos ajustes salariais. O tribunal também determinou que os professores admitidos a partir deste mês não poderiam receber a restituição chamada URP, que equivale a 26,5% do salário, criada para compensar perda salarial ocorrida na década de 1980.


1 - Próximos passos
A mobilização por parte dos órgãos relacionados à UnB será mantida como sinal de alerta. Funcionários e professores continuarão lutando perant o Ministério da Educação (MEC) para que a URP seja incluída na estrutura salarial da universidade. E, caso a situação não seja resolvida em favor dos servidores, os responsáveis buscarão apoio no Supremo Tribunal Federal, onde já existe um processo sobre o assunto com liminar expedida pela ministra Cármen Lucia favorável à UnB.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra