sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Greve dos Correios termina no Distrito Federal

Mariana Branco

Correio Braziliense - 25/09/2009


Os funcionários dos Correios do Distrito Federal votaram pelo fim da paralisação da categoria em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (25/9). Eles voltam ao trabalho à 0h desta sexta para sábado. O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do DF (Sintect) ficou entre os últimos do país a optar por interromper o movimento grevista e aceitar proposta dos patrões de reajuste bianual de 9%.


Os trabalhadores decidiram findar a greve após, de acordo com eles, o comando nacional ter rejeitado proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de reajuste de 4,5% anual sem consulta em assembleia. A oferta foi considerada passível de aceitação por alguns servidores, que se teriam se irritado com a atitude do comando. "Foi rejeitada na mesa a proposta do ministro (João Oreste Dalazen, vice-presidente do TST). Com isso, o caso iria a dissídio. Em assembleia, o trabalhador decidiu que era melhor encerrar o movimento", disse Moysés Leme, presidente do Sintect.

No país

Até a noite de ontem, diversos estados como São Paulo, Pará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro haviam aceitado a proposta da Empresa de Correios e Telégrafos de reajuste de 9%, e encerrado o movimento. São Paulo e RN tomaram a decisão ontem. DF e Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Paraíba e outros vinham votando pela continuidade do movimento. Vários deles, no entanto, como o Distrito Federal, tinham audiência marcada para esta sexta-feira a fim de reavaliar a situação após a audiência de conciliação no TST, que aconteceu nesta quinta-feira (24/9).

A Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios, Telégrafos e Similares deve divulgar balanço com as decisões atualizadas das assembleias mais tarde. A expectativa da ECT era de que o movimento grevista se encerrasse hoje.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra