segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Jornada de 8 horas revolta servidores

Servidores contestam suspensão de hora extra
Autor(es): Luiza de Carvalho
Valor Econômico - 28/09/2009

No dia 21 de outubro, quem se dirigir aos fóruns e Tribunais de Justiça (TJs) de diversos Estados do país provavelmente encontrará portas fechadas e cartazes de manifesto confeccionados porservidores do Judiciário. O motivo é um protesto contra a Resolução nº 88 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada no dia 8 de setembro, que trata da jornada de trabalho no Poder Judiciário. A resolução amplia a carga horária dos servidores de seis horas - regime adotado pela maioria dos tribunais - para oito horas diárias e 40 semanais, com a possibilidade de opção por sete horas diárias ininterruptas. A medida foi motivada por abusos detectados pelo CNJ no pagamento de horas extras. Daqui em diante, o pagamento da hora extra só ocorrerá a partir da 9ª hora de trabalho, até o limite de dez horas semanais. Até então, a hora extra era paga a partir da sétima hora de trabalho e não havia limite para o número de horas excedentes.

Já confirmaram adesão à paralisação sindicatos e associações representativas dos trabalhadores do Judiciário da Bahia, Rondônia, Alagoas, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Roraima. A mobilização, no entanto, não deve atingir a todos os Estados. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por exemplo, já adota a jornada oito horas diárias há cerca de 30 anos.


A resolução se baseia no fato de que a Lei nº 8112, de 1990, que institui o regime dos servidorespúblicos, permite que a jornada de trabalho seja fixada entre seis e oito horas. "Cabe ao Poder Judiciário fixá-la", diz o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho, conselheiro do CNJ e relator da resolução. Segundo ele, já era prevista a resistência à medida, assim como ocorreu em outras decisões "moralizadoras" tomadas pelo CNJ, como as resoluções antinepotismo e pelo estabelecimento de tetos salariais. De acordo com o ministro, a medida é necessária, principalmente em um momento em que os servidores fazem um esforço monumental para cumprir a "Meta 2" do CNJ, pela qual devem ser julgados até o fim do ano todos os processos ajuizados até 2005. "Não faz sentido pagar uma fortuna de horas extras e desvirtuar o orçamento dos tribunais", diz o ministro. Segundo ele, há muitas situações detectadas pelo CNJ em que os servidores recebem, a título de horas extras, muito mais do que o valor do próprio salário.

A resolução foi vista como uma afronta à autonomia dos tribunais por diversos sindicatos de trabalhadores que pretendem aderir à mobilização no dia 21. De acordo com Israel Borges, secretário-geral da Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário (Fenajud) e presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (Sinjur), a resolução do CNJ vai na contramão da campanha nacional pela redução da jornada de trabalho sem prejuízo salarial. "Cada tribunal funciona de forma diferente, não há como impor o mesmo regime", diz Borges. Segundo ele, o sindicato está tentando realizar audiências públicas no CNJ para debater a questão e, por enquanto, a paralisação está prevista apenas para o dia 21. "Caso nenhuma medida funcione, há possibilidade de estendê-la por tempo indeterminado", afirma.


Em diversos tribunais, há um servidor na parte da manhã, e outro à tarde, ambos com a carga horária de seis horas para a mesma função - é o que ocorre no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Na avaliação de Robert Wagner França, coordenador do sindicato dos servidores do Poder Judiciário de Minas Gerais, o regime de seis horas está previsto nos editais dos concursos públicos do Estado e, para que fosse ampliado, seria preciso uma contrapartida salarial. Segundo ele, o regime de seis horas é mais benéfico ao trabalhador, pois evita problemas como a falta de concentração e as Lesões por Esforço repetitivo (Ler). "O regime atual representa um ganho de produtividade para a população", diz França. Segundo ele, o tribunal não possui um número elevado de horas extras, o que ocorre com cautela e somente em situações excepcionais.

Nesta semana, o sindicato mineiro deve propor um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a resolução do CNJ, sob o argumento de que a medida fere o artigo 96 da Constituição Federal, que estabelece as atividades de competência privativa dos tribunais. "Antes de tomar uma decisão pela greve, vamos aguardar o resultado das medidas jurídicas", diz França. Para Jaciara Cedraz, diretora do sindicato dos servidores do Poder judiciário da Bahia, o regime de seis horas está assegurado, desde 2001, por meio da legislação estadual e é muito mais benéfico para o servidor. "O regime foi uma conquista para a categoria, e a resolução do CNJ não respeita as leis estaduais", diz Jaciara.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra