quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ministério da Saúde contratará 1.276 servidores. Edital sai mês que vem.

Saúde pode contratar
Jornal de Brasília - 23/09/2009

CONCURSOS


Saúde pode contratar

Ministério do Planejamento autoriza abertura de 1.276 vagas.

Correndo contra o tempo para cumprir o Termo de Conciliação Judicial assinado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em que se compromete a substituir todos os terceirizados contratados de forma irregular, o Ministério do Planejamento autorizou a contratação de 1.276 servidoresefetivos para o Ministério da Saúde. As vagas estão distribuídas em 19 cargos diferentes e a expectativa é que o edital de abertura seja divulgado no mês que vem.


Os concurseiros de plantão podem ir se preparando, pois as vagas são para os cargos de analista técnico- adminstrativo, administrador, arquiteto, arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, estatístico, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicólogo, químico, técnico em assuntos educacionais, técnico
em comunicação social e técnico em contabilidade.

Os salários não foram divulgados. Mas entre as oportunidades, o cargo que mais oferece vagas é o de médico (554 vagas). Logo atrás, está o cargo de administrador, com 184. Do total, 631 postos serão preenchidos na sede do ministério, em Brasília, e nos núcleos estaduais. As demais vagas foram autorizadas para hospitais e institutos localizados no Rio de Janeiro.

Este ano, o Ministério do Planejamento já autorizou a realização de concurso público para o preenchimento de quase 16 mil vagas para servidores efetivos. De acordo com a legislação atual, o pessoal terceirizado só deve trabalhar em atividades de apoio à administração, como vigilância, conservação ou suporte de informática. Para acabar com o recurso à terceirização em situações vedadas por lei, a União celebrou com o MPT, em novembro de 2007, um Termo de Conciliação Judicial.

SAIBA +


O acordo celebrado com o MPT prevê que a substituição dos terceirizados em situação irregular na administração direta por concursados aconteça até dezembro de 2010.


Até março de 2009, já havia sido autorizada a realização de concursos para substituir o equivalente a 40,15% do total de 12.633 terceirizados informado pelos ministérios e órgãos da Presidência da República como em situação irregular na administração direta.


A lei permite a contratação de temporários em situações análogas, quando da criação de órgãos ou entidades ou da definição de novas atribuições para aquelas já existentes, para fazer frente à necessidade de profissionais.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra