segunda-feira, 21 de setembro de 2009

No túnel do tempo

Autor(es): LUCIANO PIRES
Correio Braziliense - 21/09/2009

O setor público escancarou suas portas nos últimos anos. Com a enxurrada de concursos autorizada pelos três Poderes, profissionais recém-formados, gente que fez carreira na iniciativa privada e concurseiros de longa data ganharam espaço. Novatos e veteranos dividem a mesma sala, são vizinhos de bancada, aprendem uns com os outros. Com seus conflitos e vantagens, o choque de gerações é uma realidade dentro da fauna burocrática.

Na administração direta federal, incluindo autarquias e fundações,
servidores com até 30 anos representam 11% da força de trabalho. Em 2000, esse grupo não passava de 6% do total. Já a faixa dos servidores do Executivo com idade entre 41 e 50 anos encolheu de 43% para 23% no mesmo período. Os especialistas em recursos humanos entendem a mistura como algo positivo para as organizações, desde que haja equilíbrio.

Atento ao fenômeno, o governo tem elaborado políticas-piloto para tentar tirar melhor proveito da diversidade que atualmente existe no funcionalismo.
Marcelo Viana, secretário de Gestão doMinistério do Planejamento, explica que a preocupação tem sido a de montar redes de apoio aos profissionais que acabam de chegar - sejam eles jovens ou não. Segundo ele, é um equívoco pensar que o sistema sempre vai engolir aquele que não tem experiência com a máquina. Não dá para fazer uma avaliação homogênea. São muitas culturas coexistindo. Várias vezes, ao longo da minha carreira como servidor, tive a impressão de ter atravessado o túnel do tempo: há lugares mais avançados que outros dentro do funcionalismo, completa.

Em uma iniciativa inédita, a
Secretaria de Gestão lançou recentemente um programa de tutoria. Voltado para a carreira de gestores governamentais, o sistema prevê que os mais antigos prestem assistência àqueles que assumiram seus cargos há pouco tempo. Viana justifica que o veterano funciona como uma espécie de orientador - dá dicas, faz avaliações e acompanha a evolução do colega durante o estágio probatório. A experiência vem sendo bem recebida. Tivemos muitos pedidos voluntários de pessoas que se dispuseram a recepcionar os novos gestores, afirma o secretário. Se der certo, o programa será estendido para outras áreas.

Novato aos 56
Com passagem por vários ministérios, Correios e Infraero, Inaldo de Vasconcelos Soares, 56 anos, acaba de dar início a uma nova fase da vida. Nomeado em maio para o cargo de especialista em orçamento e finanças no Ministério do Meio Ambiente, ele diz que recomeçar é desafiador e gratificante. O segredo é ser capacitado, estar preparado para desempenhar a função, resume.

Soares não sabe mais com quanto colegas diferentes já trabalhou. Jovens e profissionais de cabelos grisalhos sempre fizeram parte de sua trajetória. Para ele, os reflexos dessas diferenças podem ser facilmente percebidos na máquina. Há prós e contras. Os jovens têm potencial e são bem aproveitados dependendo da política de qualificação, mas estão sempre de olho no próximo concurso para ganhar mais. Os mais velhos têm a experiência, que conta muito, mas também têm vícios, reforça.

A saída, de acordo com o novato experiente, seria melhorar as ferramentas de gestão e proporcionar aos órgãos uma melhor troca de informações, incentivando o intercâmbio de iniciativas que deram certo na gestão de pessoas em um lugar e em outro. Inaldo Soares acredita que com os recursos disponíveis (humanos e financeiros) é possível melhorar a qualidade do setor público no Brasil.

Decano do serviço público
Francisco da Silva Guimarães, o Chicão, lembra saudoso do tempo em que começou. Ex-funcionário do extinto Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), em 1960, conta que foi aluno e professor de alguns dos mais dedicados profissionais. Com 68 anos de idade e meio século de administração pública, Chicão não quer se aposentar. Quero sair na \`expulsória\` (aposentadoria compulsória). Só quando fizer 70, brinca.

Agente administrativo no Ministério da Agricultura desde 1974, Chicão é um desses decanos dos
servidores. Profissional experiente, cuida de processos na área de aposentadorias e pensões. É referência para os colegas. Trabalhar com gente é muito gratificante, completa. Apesar do desgaste do dia a dia, diz que procura no bom humor forças para atender bem a todos que o procuram ou pedem ajuda. A tarefa não é fácil, reconhece. A rotina na repartição é pesada, diz Chicão. Não fossem os amigos, a monotonia venceria.

Com tantos anos de estrada, Chicão é um observador privilegiado da renovação pela qual passa o funcionalismo. Segundo ele, o avanço da meninada é importante porque oxigena a máquina. Mas sai mais gente do que entra, analisa. Se isso acontece de fato, o senhor que um dia quis ser piloto e depois jogador de vôlei ou basquete não sabe com certeza. É o que vejo. É a minha experiência quem diz, adverte.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra