quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A ofensiva da CGU contra o nepotismo

Correio Braziliense - 23/09/2009

O provimento de cargos comissionados do serviço público por meio da contratação de parentes (nepotismo) é praga que viceja no Brasil desde a colônia. A forma original de dizimá-la há muito distanciou-se no tempo com a resistência ao ingresso do Estado na era do administrador profissional. Vale dizer, mediante identificação permanente das funções do aparelho governamental e convocação de quadros hábeis a executá-las. Um processo que, convém explicar, compreende preencher os cargos pelo critério único da seleção meritocrática (concurso público) e aperfeiçoamento constante das habilidades de cada servidor.

À falta de semelhante reforma, vez em quando surgem tentativas de pôr fim à anomalia, algumas apenas para amortecer a indignação da sociedade. Nada para operar efeito no mundo real. Mas, em agosto do ano passado, ante avassalador uso da máquina estatal como cabide de emprego para familiares, o Supremo Tribunal Federal (STF) entrou em cena para reprimir o abuso. A súmula vinculante que, então, editou, proibiu o nepotismo no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O texto vedou a nomeação de cônjuge, companheiro(a), parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau para cargo em comissão ou de confiança na administração pública direta e indireta. Alcançou, também, o nepotismo cruzado (quando autoridades contratam parentes de outras autoridades para driblar a relação direta de parentesco). Mas não chegou a excepcionar alguns casos, como o de servidor há muito em atividade que se casa com companheira de trabalho lotada na mesma repartição.

Agora, a Controladoria-Geral da União (CGU) sistematizou ação com regras dotadas de eficácia plena para encerrar as práticas nepóticas na esfera do Executivo federal. Muniu-se o órgão de decreto para obter informações dos ministérios a fim de relacionar os contratados com base em parentesco. O órgão tem em mãos, por enquanto, 73% dos dados requeridos. Quando forem completados, deverão abranger os 21.699 funcionários comissionados. Mas, já partir do percentual conseguido, a CGU promoverá a identificação dos casos que devem ensejar a expedição dos atos de demissão. A iniciativa será seguida de decreto presidencial em que, também, haverá definição das formas de nepotismo e das lacunas deixadas pela súmula do STF.

O primeiro passo do trabalho consistirá em verificar a existência de subordinação direta entre parentes. Trata-se de hipótese proibida pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União (Lei nº 8.112/1990). A vinculação será banida e punida a irregularidade. Entenda-se que o saneamento da administração pela extinção de privilégio incompatível com a moralidade pública não atende apenas a exigências de natureza ética. Impõe-se, sobretudo, para afastar grave ofensa aos princípios do mérito, da transparência e da legalidade consagrados na Constituição.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra