quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Orçamento de 2010 autoriza governo a contratar 77 mil novos servidores

Autor(es): Edna Simão
O Estado de S. Paulo - 03/09/2009

É mais do que o dobro dos 33.667 cargos previstos para este ano; maioria dos postos é no próprio Executivo


Mesmo com o Orçamento apertado, o governo não abriu mão de programar uma contratação recorde de novos funcionários para o ano que vem e o início do governo sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta do Orçamento-Geral da União para o ano eleitoral prevê a criação de 77.782 novas vagas nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público da União - mais do que o dobro dos 33.667 cargos novos previstos para este ano. Na programação de 2008, a previsão era de criar 32.969 vagas.

Do total autorizado, pelo menos 56.861 contratações serão feitas no ano que vem, a custo estimado de R$ 2,173 bilhões. Desse total, 47.335 vagas são para cargos no Executivo. A maioria - cerca de 40.188 vagas - vai ser preenchida por meio de concurso público. De acordo com a proposta do
Orçamento, 15.040 dos selecionados serão contratados para substituir terceirizados.

Para rebater as acusações de inchaço da máquina pública,
o Ministério do Planejamentoinformou que 21 mil das 77.782 vagas vão ser aprovadas na lei orçamentária de 2010, mas ficarão à disposição do próximo governo.

O
Orçamento de 2010 já contempla boa parte dos projetos de lei apresentados ao Congresso nos últimos dias para criação de novos cargos no serviço público, mas ainda não aprovados.

É o caso da criação, já em 2010, de 624 cargos para contratação de peritos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O pedido, no entanto, é para que sejam abertas 1.124 vagas ao longo dos próximos anos. Também foi inserida de última hora a criação de 113 cargos para o Ministério da Educação.

NOVOS AJUSTES

Mais gastos adicionais poderão exigir mudanças no Orçamento. Projetos de lei encaminhados em 2008, mas não aprovados pelos parlamentares, serão contemplados parcialmente.

Esse é o caso do reajuste do Judiciário. O orçamento de 2010 prevê um aumento de até 5%, mas os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) querem um reajuste de 14,09% nos salários. Se for aprovado pelo Congresso, será preciso ajustar novamente as contas.

No próximo ano, a estimativa de gastos com pagamento de salários e encargos para servidores deve totalizar R$ 169,4 bilhões ou o equivalente a 5,09% do Produto Interno Bruto (PIB), o que representa um aumento, em termos nominais, de 8,8%.

Essa elevação, na avaliação de analistas econômicos, é preocupante porque engessa cada vez mais o Orçamento, reduzindo o espaço para investimentos em áreas como a da infraestrutura - fundamental para a sustentação do crescimento econômico no longo prazo. Em junho, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário contavam com 1.139.090
servidores ativos. No primeiro ano do governo Lula, esse número era de 961.199 funcionários.

Para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, não haverá "bomba-relógio". Ele diz que o governo está apenas fortalecendo a máquina, que estava sucateada, e melhorando salários, achatados em outras gestões.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra