sábado, 26 de setembro de 2009

Servidor é fator de risco

Autor(es): Vicente Nunes
Correio Braziliense - 26/09/2009


Aumento dado ao funcionalismo é de difícil reversão e exigirá esforço adicional do BC no ajuste dos juros



O aumento dado pelo governo ao funcionalismo em meio à crise mundial terá um custo pesado para a inflação a médio prazo. Foi o que assegurou ontem o Banco Central, por meio do relatório trimestral de inflação. Para a instituição, ainda que os reajustes — acertados antes do estouro da crise mundial em setembro do ano passado — tenham contribuído para manter o consumo aquecido nos momentos mais agudos da crise, eles serão de difícil reversão e exigirão um esforço adicional do BC na condução da política de juros. Essa, inclusive, é a constatação de analistas e gestores de investimentos, conforme ressaltou o diretor de Política Econômica do BC, Mário Mesquita.

“Certas políticas que foram concebidas antes da crise tiveram efeito benéfico em curto prazo, ajudando a sustentar o consumo e a atenuar os efeitos da crise. Mas a reversão dessas políticas a médio prazo cabe ao governo decidir e à sociedade, manifestar-se”, disse Mesquita. Além do aumento aos
servidores, o ponto considerado mais crítico, ele listou como medidas importantes para a manutenção do consumo interno durante a crise programas sociais do governo como o Bolsa Família e a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), que garante um salário mínimo para idosos que nunca contribuíram ou não contribuíram o suficiente com a Previdência Social.

Para comprovar a importância desses programas sociais, o BC fez um estudo da massa salarial. Quando considerados somente os rendimentos dos trabalhadores, a massa salarial registrou crescimento de 4,4% até junho. Se, nesse bolo, forem incluídos todos os beneficiários de programas sociais, inclusive o seguro desemprego e o Bolsa Qualificação, além do regime de previdência complementar (fundos de pensão), a massa salarial avançou 5,3% no mesmo período. Outro dado importante para medir o impacto dos programas sociais no consumo é a comparação com o Produto Interno Bruto (PIB). A massa salarial restrita (só com trabalhadores) corresponde a 36% do total das riquezas produzidas pelo país. Já a massa salarial ampliada equivale a 48% do Produto.

“Esses dados ajudam a explicar porque o consumo das famílias não caiu no Brasil durante a crise mundial”, frisou o diretor do BC. No primeiro trimestre deste ano, enquanto o PIB caiu 1,8% sobre o mesmo período de 2008, o consumo das famílias teve incremento de 1,2%. No segundo trimestre, na mesma comparação, o PIB encolheu 1,2% e o consumo deu um salto de 3,2%.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra