terça-feira, 10 de novembro de 2009

Carreiras de Estado em debate

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 10/11/2009


O ano de 2009 colocou em debate o peso da máquina pública para o País. Em tempos de crise, discutiu-se os gastos do governo, o salário dos servidores públicos, e se seria o momento correto de manter a política de reajuste salarial iniciada no ano passado. Mas, para os servidores, a preocupação mesmo está em 2010: ano eleitoral e brecha para que o assunto volte à tona. Em março deste ano o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgou uma pesquisa sobre emprego público que concluiu que a máquina pública brasileira não está inchada, comparada à de países desenvolvidos. Ao contrário, o Brasil ainda precisa aperfeiçoar os serviços públicos prestados à sociedade e valorizar as funções e as qualificações dos servidores públicos. Foi pensando neste cenário que o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), formado por 23 entidades afiliadas, resolveu promover a I Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que será realizada hoje e amanhã, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, a partir das 8h30.



Representantes dos Três Poderes


Para a abertura do evento, foram convidados os principais representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Espera-se a presença dos presidentes Michel Temer, da Câmara dos Deputados, e José Sarney, do Senado Federal; do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; do governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio; do advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams; e outras autoridades e representantes das carreiras exclusivas de Estado. Com a temática Trilhado caminhos na qualidade do serviço público, o objetivo da conferência é debater e refletir o desenvolvimento das carreiras de Estado, além de aprofundar e disseminar conhecimentos e experiências desenvolvidos sobre gestão pública, visando à valorização e profissionalização dos servidores públicos; e contribuir para a efetividade e a qualidade das funções públicas. Mais de 450 pessoas já se inscreveram.

Carta de Brasília trará sugestões


A conclusão do evento se dará com a apresentação da Carta de Brasília com as principais diretrizes e sugestões debatidas durante a I Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que será dirigida aos poderes públicos nas esferas federal, estadual, distrital e municipal, e à sociedade. O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado é uma associação civil, integrada exclusivamente por entidades nacionais associativas e sindicais, representativas das carreiras que desenvolvem atividades essenciais e exclusivas do Estado, em todos os poderes. O objetivo do Fonacate é defender o Estado Democrático de Direito, preservando os direitos e garantias fundamentais, individuais e coletivos, além dos princípios éticos e constitucionais da administração pública. Atualmente, o Fonacate é a única entidade legitimada a representar as carreiras típicas de Estado, agregando 23 associações/sindicatos que representam mais de cem mil servidores públicos. Hoje, após a cerimônia de abertura, o subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Luiz Alberto dos Santos, abre os painéis falando sobre a importância da reforma administrativa como norteadora das principais mudanças na qualidade do serviço público brasileiro, e os caminhos de valorização dos servidorespúblicos. Se você ficou interessado e quiser saber mais detalhes sobre toda a programação do evento basta acessar o endereço eletrônico www.fonacate.org.br.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra