quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Conquista é o novo presidente da Geap


Autor(es): # Luciano Pires
Correio Braziliense - 26/11/2009


Antonio Carlos Conquista, que assinou o manifesto “Amigos do Zé Dirceu” em 2005, comanda o plano de saúde da maioria dos
servidores federais. Ele substitui Regina Parizi


O Conselho Deliberativo (Condel) da Fundação de Seguridade Social (Geap) aprovou o nome de Antonio Carlos Conquista para o cargo de diretor executivo da entidade em substituição a Regina Parizi, demitida na semana passada. Conquista assume com duas prioridades: concluir o processo de reorganização interna da caixa de previdência complementar e ampliar a rede de hospitais credenciados.

O novo dirigente da Geap é atualmente gerente de engenharia e administração da Petros, o fundo de previdência privada da Petrobras, setor que responde pela infraestrutura da sede da Petros no Rio de Janeiro e dos prédios que compõem o patrimônio físico do fundo. Conquista tem raízes na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e em 2005 assinou o manifesto “Amigos do Zé Dirceu”, em apoio ao ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu.

A indicação do sucessor de Parizi precisa ser publicada no Diário Oficial da União, o que deverá acontecer nos próximos dias. Ontem, Conquista passou o dia em reuniões. Procurado pelo Correio, preferiu não se manifestar. Com 700 mil associados em todo o país, a Geap é a maior operadora de planos de saúde para
servidores públicos federais.

Cleuza Nascimento, diretora da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores de Saúde (Fenasps), disse que a troca de comando renova as esperanças dos usuários, que reivindicam a melhoria e a ampliação da rede de atendimento há muitos anos. “Esperamos que o novo diretor, com a direção da Geap, trabalhe para que capitais e interior contem com o mesmo atendimento”, resumiu a representante sindical. Cleuza também não esconde a preocupação quanto ao futuro da Geap depois da conclusão do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que definirá a personalidade jurídica da entidade. “Esse talvez seja o maior desafio”, completou.

Em outubro, o STF iniciou o julgamento de uma ação que questiona o sistema de convênios firmados entre a Geap e órgãos públicos. Os debates na Suprema Corte estão suspensos por causa de um pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski. Antes da interrupção, o placar era de
um a um(1). O processo em análise teve como origem um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que impede a entidade de firmar parcerias sem licitação com órgãos diferentes daqueles que a instituíram. Caso o STF siga o entendimento do TCU, 250 mil pessoas ficam sem cobertura.

Para o TCU, os instituidores originais da Geap são apenas os ministérios da Previdência, da Saúde, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DataPrev) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Protesto

Em greve há duas semanas, técnicos administrativos do Ministério do Trabalho protestaram na Esplanada e cobraram do governo a reabertura das negociações. O ato público do qual participaram cerca de 300 pessoas tomou conta de parte dos estacionamentos dos prédios do Planejamento e do Trabalho. A paralisação é por tempo indeterminado.

A categoria exige a criação de uma
carreira específica (2)para os cerca de 5 mil servidores ativos. Os organizadores do protesto cogitam fazer uma vigília para forçar o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a recebê-los. Serviços como emissão e entrega de carteiras de trabalho, além de autorizações de seguro-desemprego estão prejudicados. Superintendências Regionais do Trabalho, as antigas Delegacias Regionais (DRTs), no Distrito Federal e em 22 estados, estão fechadas ou com o atendimento prejudicado.

1 - Suspense
O relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela manutenção do atual modelo ressaltando o direito constitucional “líquido e certo” dos associados de terem assistência de saúde suplementar. Já a ministra Cármen Lúcia votou contra o relatório. Segundo ela, só as quatro instituidoras originais podem celebrar convênios com a Geap.

2 - Solução

Os funcionários que atuam nas superintendências fazem parte da carreira da saúde, trabalho e previdência. Com o passar dos anos, alegam os sindicatos, os
servidores ligados ao Ministério do Trabalho acabaram perdendo poder aquisitivo em relação aos colegas dos ministérios da Saúde e da Previdência. A reivindicação é por autonomia salarial.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra