quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Greve atrasa entrega de 20 mil documentos


Autor(es): Alexandre Costa Nascimento

Gazeta do Povo - 25/11/2009



Servidores do Ministério do Trabalho estão parados há 21 dias, e ainda não há previsão para que a liberação de carteiras profissionais e seguro-desemprego volte ao nornal


Cerca de 20 mil carteiras de trabalho deixaram de ser entregues no Paraná em função da greve dos servidores administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego, que completa hoje 21 dias. Em Curitiba, cerca de 1,3 mil documentos estão retidos na Supe rin tendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PR) desde o início do movimento, que também suspendeu os serviços de registro profissional e solicitações do seguro-desemprego.

A paralisação tem deixado sem alternativas quem depende da entrega do documento para começar a trabalhar. Este é o caso da atendente Morgana Alves de Lima Freire, que deu entrada no pedido de segunda via da carteira de trabalho há cerca de um mês e deveria ter retirado o documento ontem. “Participei de uma seleção superdifícil para trabalhar em uma grande rede de supermercados e fui chamada. Mas a primeira exigência para assumir a vaga é entregar a carteira de trabalho, o que, para mim, é impossível em função da greve”, lamenta. “Preciso deste trabalho, a oportunidade é boa e o salário também”, completa.

De acordo com a assessoria de imprensa da SRTE-PR, 20% do quadro de servidores permanece trabalhando nas funções administrativas e de fiscalização. A entrega dos documentos à população, no entanto, permanecerá suspensa até o fim da greve. Isso deve aumentar ainda mais o acúmulo de documentos na SRTE-PR, que entrega em média 1 mil carteiras de trabalho por dia em todo o estado, sendo 90 apenas na capital.

Reivindicações

De acordo com representantes do comando de greve, as negociações com o Ministério doPlanejamento – responsável pelas negociações com os servidores –, estão paralisadas, e não há previsão para a retomada dos trabalhos.

“A greve nasceu da palavra do ministro [do Trabalho], que não foi cumprida. Agora o governo tem colocado pessoal do quarto escalão para negociar; não consideramos isso um diálogo”, diz o diretor do sindicato que representa os servidores da SRTE, Gilberto Félix da Silva Júnior.

Segundo ele, representantes do comando nacional viajam ainda nesta semana a Brasília para tentar uma negociação que ponha fim à greve. “Queremos forçar uma conversa com alguém que nos dê uma resposta efetiva”, garante.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra