sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pressão contra cobrança de inativos

Ponto do Servidor - Maria Eugênia
Jornal de Brasília - 06/11/2009

Representantes de várias entidades de servidores públicos federais se reuniram para traçar estratégias de encaminhamento no Congresso Nacional da PEC 555/2006, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados. O encontro ocorreu na sede da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip). A matéria, apresentada pelo então deputado Carlos Mota (PSB/MG) em co-autoria com outros deputados, corrige uma medida imposta pela controversa Reforma da Previdência, aprovada em 2003. "Essa questão só sairá do topo da nossa lista de prioridades quando a contribuição for extinta. Não tem como compactuar com a imposição de um ônus tão despropositado a idosos que deveriam estar sendo ajudados pelo Estado brasileiro, ao invés de sofrerem mês a mês um desconto que às vezes os impede de adquirir medicamentos", afirmou Magno Mello, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do TCU (Sindilegis). A Proposta de Emenda à Constituição foi apresentada em junho de 2006.

Falta assinatura


Há dois anos, ficou decidida a criação de uma Comissão Especial para a discussão do texto. Essa comissão, formada por 18 parlamentares titulares e 18 suplentes, já está completa, mas sua instalação ainda depende da assinatura de um ato pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), marcando oficialmente o início dos trabalhos. Para Magno Mello, chegou a hora das entidades se mobilizarem para celerizar a instalação da comissão: "A situação é tão inusitada que sequer se dispõe de um espaço adequado no portal da Câmara para que se armazenem informações sobre a PEC", destaca Magno.




Mobilização no Congresso


Ainda de acordo com ele, "quem quer acompanhar seu andamento tem que buscar um campo reservado a comissões especiais que aguardam a indicação de líderes´, mas todos eles já se manifestaram a respeito", reclama. A próxima quinta-feira será marcada por mobilizações no Congresso Nacional com o objetivo de sensibilizar o presidente Michel Temer em relação à importância da instalação imediata da comissão. Várias entidades que representam os servidores já estão convocando suas bases para pressionar os parlamentares.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra