sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Servidores, professores e alunos da UnB fazem manifestação pela URP

Jornal de Brasília - 06/11/2009

Professores, fucionários técnico-administrativos e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) fizeram na manhã desta quinta-feira (5), uma manifestação em favor da URP. Cerca de 100 pessoas participaram do protesto. "Reconheço a legitimidade da luta, pois também faço parte dela. E estou disposto a fazer de tudo para que não haja a perda nos salário e a autonomia da universidade não seja ferida", declarou o reitor José Geraldo de Sousa Júnior, que esteve presente no ato.

O protesto, previsto para às 9h30, começou com uma hora de atraso e um número reduzido de participantes (cerca de 100, onde a a organização esperava reunir 500). "A chuva prejudicou os planos", observou o coordenador-geral do Sintfub, Cosmo Balbino. Apesar disso, o apitaço e as faixas e gritos de protesto chamaram a atenção de quem passou pelo Instituto Central de Ciências (ICC). “Nossa luta é para acabar com as incertezas que todo mês surgem na hora de recebermos o contra-cheque", comentou o presidente da ADUnB, Flávio Botelho.

O professor se refere à falta de clareza por parte do Ministério do Planejamento na hora de fechar a folha de pagamento dos servidores, apesar da determinação do STF de manter a URP. "Hoje temos o salário integral, mas mês que vem não sabemos o que pode acontecer. Isso gera um desconforto entre quem trabalha para manter a UnB", completou Botelho. Cosmo Balbino acrescenta que a manifestação também tem o objetivo de evitar o congelamento da URP e a exclusão dos servidores que entraram depois de 2005 no recebimento do benefício (26% do salário).

APOIO

Ao meio dia, os manifestantes chegaram ao prédio da reitoria, onde ouviram uma manifestação do reitor sobre o tema. "Essa mobilização, nesse espaço tem um significado importante na história de luta da UnB. A luta não pode parar, mas não podemos tomar medidas heróicas descabidas que levem a uma intervenção na folha de pagamento ou na universidade", comentou José Geraldo, que contou com o apoio dos presentes.

O foco do protesto na reitoria dividiu opiniões entre os presesntes no manifesto. "A nossa luta não é para arrancar a URP da reitoria, mas do governo Lula. A reitoria é o último escalão de uma longa cadeia", disse o professor Rodrigo Dantas. "Essa manifestação tinha que estar acontecendo no Ministério do Planejamento".

A SRH divulgou uma nota esclarecendo alguns pontos sobre o pagamento dos salários. Vejaaqui.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra