quarta-feira, 25 de novembro de 2009

POLÍCIA FEDERAL TEM NOVOS CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO NA CARREIRA

Sítio do Servidor Público

Brasília - 24/11/2009


Os cerca de 11 mil servidores ativos da Polícia Federal ganham novos critérios de promoção. A medida foi publicada, por meio do Decreto 7.004/09, no Diário Oficial da União desta terça-feira (24/11). Além disso, o texto define os critérios que devem ser utilizados na avaliação de desempenho da categoria.

A mudança envolve delegados, peritos, escrivãos, agentes e papiloscopistas. Para que o servidor possa migrar da terceira para segunda classe, é necessário que ele tenha, no mínimo, três anos de exercício ininterruptos no cargo, e não mais os cinco previstos na Lei 9.266/96. Para ascender da segunda para a primeira, o servidor deve contar com cinco anos de exercício ininterruptos na segunda classe.

Para passar à classe especial, o servidor deve permanecer por cinco anos, também ininterruptos, na primeira classe. Anteriormente, o topo da carreira era alcançado em prazo mínimo de 15 anos; com a publicação do decreto, este prazo foi reduzido para 13 anos.

Para que a mudança de classe ocorra, o servidor deve contar com avaliação de desempenho satisfatória e a aprovação nos cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Policia Federal.

A avaliação de desempenho será realizada com intervalo de 12 meses e deverá observar critérios mínimos de qualidade e quantidade de serviços prestados, iniciativa e cooperação, assiduidade, pontualidade e disciplina, conhecimento da atividade exercida, preparo físico e habilidade de manuseio e porte de armas.

Lei Orgânica

Em solenidade ontem, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a Mensagem nº 958 relativa ao projeto de lei com a proposta de criação da lei orgânica da Polícia Federal que definirá competências e responsabilidades para a categoria.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra