quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Substituição vai além da meta

Jornal de Brasília - 04/11/2009


O Ministério do Planejamento divulgou ontem um balanço sobre a substituição de terceirizados. Até o momento, foi autorizada a substituição de 68% dos 12,9 mil terceirizados irregulares na administração direta. Com isso se antecipa à meta fixada no acordo com o Ministério Público do Trabalho, que é de 60% até 31 de dezembro de 2009. A Informação é do Secretário de Gestão,Marcelo Viana. Esse ganho, segundo ele, foi possível com as autorizações concedidas nos dias 22 e 23 de outubro para o provimento de 300 cargos de agente administrativo no Ministério do Trabalho e Emprego e de mil assistentes técnico-administrativos no Ministério da Fazenda. OMinistério do Planejamento, por intermédio da Secretaria de Gestão (Seges), vem trabalhando para regularizar o emprego nos órgãos e entidades da administração pública federal, desde meados de 2008. O procedimento tem por base compromisso assumido em 2007 com o Ministério Público do Trabalho (MPT).


Cargos efetivos


No acordo com o MPT ficou estabelecido que até 2010 os empregados vinculados a contratos de prestação de serviços, na administração direta (ministérios) em desacordo com a legislação deverão ser substituídos por servidores públicos ocupantes de cargo efetivo, recrutados por concurso público. Entende-se por trabalho irregular no serviço público federal atividades não descritas no Decreto 2.271, de 7 de julho de 1997. O decreto permite os serviços de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes, informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações, manutenção de prédios, equipamentos e instalações.

De forma escalonada


O número de terceirizados irregulares que foi apurado em estudo realizado pela Seges, e que é objeto do compromisso com o MPT, totalizou 12.982 trabalhadores. As substituições de trabalhadores em situação irregular estão sendo feitas de forma escalonada, segundo o cronograma previsto, de 30% até 31/7/2009, 30% até 31/12/2009 e os 40% restantes até 31/12/2010. Mesmo assim, a providência de substituir terceirizados na administração federal não é nova, sendo anterior ao acordo com o Ministério Público do Trabalho.


Autorizações


No caso das autorizações concedidas antes do acordo, os quantitativos apresentados incluem as autorizações para preenchimento de cargos das autarquias e fundações integrantes das estruturas dos ministérios. A primeira autorização de vagas para substituir terceirizados, visando o cumprimento do Termo de Conciliação Judicial é a Portaria MP no 205, publicada no Diário Oficial da União, de 4 de julho de 2008, determinando concurso público para mil cargos de agente administrativo para o Ministério da Saúde. A mais recente autorização foi publicada no DOU, no último dia 27, para o Ministério da Cultura, com uma oferta de 253 vagas e previsão de nomeação a partir de maio de 2010.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra