quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Uma mãozinha para fazer a travessia

Ponto do Servidor - Maria Eugênia

Jornal de Brasília - 18/11/2009


O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de lançar um projeto que deveria ser seguido por todos os órgãos da administração pública. O ministro Gilmar Mendes (foto), lançou um programa de qualidade de vida direcionado aos servidores da Casa que se aproximam da aposentadoria. Intitulado Travessia, o programa contará com palestras, oficinas e exibição de filmes relacionados ao tema e tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a aposentadoria e seus efeitos. Segundo o presidente do STF, ações como as do projeto são uma forma de reconhecimento público a esses servidores e procuram evitar que o descanso merecido ganhe ares de castigo. “Não raro, são exatamente aos mais abnegados que o prêmio do descanso merecido transparece como atemorizante fardo, porquanto a iminência de deixarem a Casa com que tanto se identificaram – e na qual passaram alguns dos melhores momentos da vida – significa também apartarem-se de amizades cultivadas cotidianamente por décadas. O medo da solidão, o receio de enfrentar o vazio existencial pela ausência da rotina diária de trabalho muitas vezes toldam esse afastamento com as sombras da dúvida, sobretudo para aqueles que não souberam se preparar”, disse Mendes.


Palestras e filmes na primeira etapa


O médico geriatra Renato Maia Guimarães proferiu a palestra de inaugural do programa, ao falar sobre os segredos da longevidade. Segundo ele, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou três anos na última década. Homens têm expectativa de vida de 75 anos. As mulheres vivem mais, com expectativa de vida em torno de 80 anos. “Viver muito já não é segredo. O que importante, agora, é viver bem”, disse. Hoje, dentro do programa, será exibido o filme As confissões de Schmidt. Na sexta-feira será realizada a palestra de encerramento desta edição do programa, que ficará a cargo do médico Marco Pólo Freitas, com o tema qualidade de vida e envelhecimento ativo. O Travessia faz parte do Viver Bem, programa de qualidade de vida do servidor do STF.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra