terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Posto de saúde para o servidor

Autor(es): Luciano Pires
Correio Braziliense - 08/12/2009

funcionalismo

Primeira unidade começa a funcionar hoje e outras inaugurações estão previstas para 2010


Depois de quase dois anos de preparação, o governo federal inaugura hoje a primeira unidade física do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). O posto avançado vai funcionar no térreo do anexo do Ministério da Saúde e atenderá aos funcionários da pasta e dos órgãos conveniados que necessitam de perícia médica. Em 2010, mais órgãos da União no Distrito Federal e nos estados deverão contar com estruturas semelhantes. O SIASS é um superprojeto na área de recursos humanos que padroniza políticas de assistência, perícia, promoção e vigilância à saúde do funcionalismo.

Até o fim deste ano, a unidade- piloto também fará exames periódicos ou tratará os prontuários dos servidores que preferirem utilizar, por exemplo, seus convênios de saúde. No próximo ano, o posto ganhará outras atribuições, podendo avançar na busca pela melhoria do ambiente de trabalho. Assim como os dados da perícia médica, tudo ficará armazenado online e à disposição de gestores e servidores que, por meio do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siapenet), poderão consultar os dados a qualquer hora.


Sérgio Carneiro, da Coordenação-Geral de Seguridade Social e Benefícios do Servidor (COGSS/
SRH), explica que as perícias poderão ser agendadas pela internet e que o histórico do servidor será atualizado conforme critérios mais bem definidos. “Hoje, não sabemos quais são as causas de afastamento, aposentadoria por invalidez e outras coisas importantes que dizem muito sobre a situação do funcionalismo”, completa. O SIASS é uma ferramenta que, no futuro, englobará todos os órgãos federais e os cerca de 540 mil servidores da ativa.

A
Secretaria de Recursos Humanos, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, está em contato com estados e municípios que já manifestaram interesse em adotar a mesma plataforma de atendimento. De concreto, no entanto, está definido apenas que a rede física do SIASS será implantada nas regiões do país onde o funcionalismo federal tem representatividade. Para Carneiro, a iniciativa tende a revolucionar a forma como a administração planeja e executa programas na área de saúde do servidor. “Os servidores não entram nas estatísticas oficiais de acidentes de trabalhos e outras tão fundamentais para o gestor. Os dados estão soltos, não são cruzados em nenhum momento. Com o SIASS, isso acaba”, reforça o responsável pelo programa.

Antes de definir a montagem dos postos avançados do subsistema, o governo baixou uma série de
normas e leis(1) que, entre outras coisas, obrigam os servidores a se submeterem a exames periódicos, definem formatos para as avaliações e indicam as melhores maneiras para que os órgãos tratem as informações. OPlanejamento é o responsável pela coordenação e a integração das ações e dos programas.


1- Check-up
Entre as orientações gerais, há uma que determina exames periódicos anuais para os
servidores com mais de 45 anos. Os funcionários que estão abaixo dessa faixa etária poderão fazer o check-up a cada dois anos. Conforme a legislação específica, os gastos com esses procedimentos serão custeados integralmente pela União.

Hoje, não sabemos quais são as causas de afastamento, aposentadoria por invalidez e outras coisas importantes que dizem muito sobre a situação do funcionalismo”
Sérgio Carneiro, coordenador-geral de Seguridade Social e Benefícios do Servidor


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra