segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SECRETÁRIO DE GESTÃO ELOGIA CARTA DO INSS


Sítio do Servidor Público

Brasília - 21/12/2009


Marcelo Viana, titular da Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento, afirmou que a Carta de Serviços ao Cidadão, lançada pelo Instituto Nacional de Seguros Sociais (INSS) na última sexta-feira, expressa o nível de qualidade alcançado pelo órgão na área de atendimento.

"De certa maneira, a edição da carta coroa a verdadeira revolução no atendimento feita pelo INSS e as boas práticas adotadas devem servir de referência para os demais órgãos e entidades federais", afirmou.

O secretário de Gestão, que também já foi secretário de Previdência Social, disse que "quem passa pela Previdência será sempre um previdenciário" e que tem muito orgulho dessa mudança na reputação do INSS.

A Carta de Serviços ao Cidadão é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, elaborada no âmbito do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) e prevista no "Decreto Cidadão", editado em agosto de 2009 pelo Governo Federal.

A carta é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos.

Ao divulgar o documento a organização irá estimular a participação da população no monitoramento do setor público, favorecendo a transparência e o controle social.
A Carta de Serviços já é uma prática de sucesso em organizações públicas de países como a Espanha, Itália, México, Noruega e Argentina.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra