terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O dia do “fico” de Paulo Bernardo chegou antes


Celso Nascimento - Celso Nascimento
Gazeta do Povo - 09/02/2010


Batido o martelo ontem à tarde: o ministro Paulo Bernardo recebeu do presidente Lula o apelo que, por fidelidade ao presidente, não poderia recusar: vai continuar no Ministério do Planejamento até o fim do governo. Especulações de que substituiria Dilma Rousseff na Casa Civil foram desfeitas, assim como abandonada a hipótese de que se demitiria do cargo para candidatar-se a deputado federal pelo PT.

O próprio ministro, que antecipou esta notícia ontem à coluna, reproduz a explicação que Lula lhe deu para pedir-lhe a permanência: “Em time que está ganhando não se mexe”, foram as palavras textuais e iniciais do presidente a Bernardo. Mais do que isso, o “fico” do ministro quer simbolizar parte da estratégia do governo para manter a opinião pública a seu favor neste ano de eleições: Lula quer sinalizar para a opinião pública que não haverá mudanças na política econômica do governo, conduzida em grande parte por Paulo Bernardo e que é um dos motivos da popularidade do governo — moeda estável combinada com crescimento, manutenção de investimentos etc.

No fundo, o presidente Lula, não mexendo no Planejamento e nem em outras áreas da equipe econômica, pretende sinalizar que continua em vigor a “Carta ao Povo Brasileiro” – documento pelo qual, na eleição de 2002, conseguiu exorcizar os temores de que, vindo da esquerda, estaria disposto a mudar radicalmente a política econômica que vinha desde o governo FHC. A carta teve papel fundamental na derrota que Lula impôs a José Serra naquela eleição e que, cumprida quase integralmente, o ajudou a vencer também Geraldo Alckmin (PSDB) no pleito seguinte, em 2006.

Qualquer mudança mais profunda na equipe econômica poderia causar abalos na confiança no governo e provocar abalos na candidatura de Dilma Rousseff em segmentos sociais, especialmente o empresariado, que teme a possilidade de a ministra, se vencer a eleição, promover mudanças que contradigam os compromissos da Carta ao Povo Brasileiro.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra