segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Passivos em série :: Paulo César Régis de Souza


Autor(es): Agencia O Globo
O Globo - 01/02/2010

A criação do Ipase possibilitou que muitos estados e municípios de capitais criassem institutos assemelhados, prática muito comum na gestão patrimonial brasileira. A partir da reforma administrativa de 1967, estados e municípios desembarcaram no INPS, mas tiveram o desprimor de fazer o mesmo que o governo federal. Não pagaram suas contrapartidas nem recolheram as dos servidores, construindo um contencioso que beira os R$60 bilhões. Todas as vezes que o INPS e seu substituto - o INSS - tentaram cobrar, esbarraram em ameaças de calote, advindo os parcelamentos indefinidos. Muitos municípios, inflados pelos políticos da base aliada, proclamam que não são devedores, mas credores.

Com a criação do Regime Jurídico Único, em 1990, criou-se o Plano de Seguridade Social para o Servidor, PSS-Órgão e PSS-Servidor. O INSS ficou com um passivo, de valor desconhecido até hoje. Projetam para isso as despesas de pessoal da União, de R$108,3 bilhões, em 2008, 54%, civis; 22,1%, militares; 4,1%, Legislativo; 15,7%, Judiciário; e 4,2%, governo do Distrito Federal. Nesse conjunto, os ativos pesam 58,4%; inativos, 41,2%.

O Ministério da Previdência Social, omisso desde sua criação em 1974, em relação à Previdência do Servidor, nos três níveis da administração pública, tenta agora reencontrar o eixo da questão, através da Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPS).

É verdade que há progresso entre estados e municípios. (22 dos 27 estados e DF, e 1.951 dos 5.565 municípios). Os 3.574 municípios que não têm RPPS estão no INSS com problemas de não pagamento das dívidas que se acumularam no tempo. Mais recentemente, o Executivo federal lançou a ideia de criar um fundo de pensão para os servidores, o que levou alguns estados a fazerem o mesmo, com a mesma concepção da previdência complementar fechada, com um mínimo pago pelo INSS, e benefício definido pago pelo fundo, mediante contribuição igualmente definida. O problema esbarrou na cobertura do Judiciário e do Legislativo, que não aceitam um fundo único.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra