segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SECRETÁRIO AVALIA QUE GESTÃO PRODUZIU BONS RESULTADOS EM DOIS ANOS


Sítio do Servidor Público

Brasília - 08/02/2010


O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, completou dois anos no cargo, no sábado, 6 de fevereiro, e avaliou que essa trajetória foi positiva, considerando os resultados obtidos no período.

Segundo Marcelo Viana, as conquistas se deram na agenda da gestão pública e na própria atuação da Secretaria, que se modernizou: “Tivemos um duplo papel, um mais tradicional, de tocar as ações de Governo na área de gestão; outro, de ser agente mobilizador do movimento em prol da melhoria da gestão pública no País”, avalia.

Para a melhoria da máquina, a Seges lançou o Decreto 6.944/09 que organizou o provimento das demandas por força de trabalho e por estruturas gerenciais; foi criada uma política de aperfeiçoamento da gestão do atendimento, priorizando a desburocratização, com destaque para a Carta de Serviços ao Cidadão, a Pesquisa de Satisfação do Usuário do Serviço Público e a dispensa na apresentação de documentos em repartições federais, entre outras medidas de simplificação. Os grandes programas de cooperação técnica e financeira com as unidades federativas deslancharam, com destaque para o PNAGE e o PROMOEX. Propostas de modernização da gestão foram submetidas a debate público, tal como o anteprojeto de lei orgânica da administração. O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública foi aperfeiçoado e dinamizado.

Em sentido mais amplo, no ano de 2008, o marco da atuação da Secretaria foi o lançamento em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), da Carta de Brasília da Gestão Pública; em 2009, a Carta de Brasília serviu de eixo para as atividades do Ano Nacional da Gestão Pública, instituído pelo Presidente Lula, e do Fórum Nacional da Gestão Pública. No mesmo ano também foi realizado com êxito o Congresso Internacional do CLAD. “Em 2010, a agenda de mobilização continua sob o lema “Todos pela Gestão Pública”, diz Viana, e conclui “o mais difícil já foi feito e agora é não perder o ritmo”.

Leia mais sobre as realizações da Seges


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra