segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Um novo Estado


Autor(es): Agencia O Globo/Allen Habert
O Globo - 08/02/2010

Tema em discussão : máquina pública

O Brasil atingiu a marca de 10 milhões de servidores em 2008. É um marco significativo.

Isto representa 12% da população economicamente ativa. Os EUA, a Inglaterra, a França, o Canadá, a Itália, a Alemanha, a Suécia, a Espanha e Portugal têm um número maior, proporcionalmente.

A extensão e a qualidade dos serviços públicos não são algo advindo apenas da vontade dos governos, mas fruto de conquista gradativa e contínua da sociedade.

No nosso país os serviços de educação, saúde, transportes, água e tratamento de esgotos, segurança e previdência têm tido avanços, mas necessitam de um salto modernizante e de mais qualidade.

Esta é a percepção dos usuários e de setores das camadas médias que pagam tributos. Devemos construir um novo Estado à altura da posição que o país vai ocupar entre as maiores nações. Isso, dentro de uma perspectiva econômica criativa e de desenvolvimento sustentável que poderemos conquistar nos próximos 25 anos com um crescimento de 5% a 6% ao ano.

A boa notícia é que esta temática vem sendo discutida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários — a CNTU, entidade que representa as camadas médias de nível universitário.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra