domingo, 7 de fevereiro de 2010

Vagas animam indústria de concursos


Marilli Ribeiro
O Estado de S. Paulo - 07/02/2010

Mercado voltado à preparação dos candidatos cresce, e setor mais que dobrou de tamanho nos últimos 4 anos

O grande aumento no número de contratações no governo nas esferas municipal, estadual e federal teve um efeito direto na iniciativa privada. Na esteira dos concursos públicos surgiu uma "indústria de concursos" com números superlativos. Foram criados sites e serviços especializados em concursos, cursos preparatórios para a provas e editoras dedicadas a material didático.

"Atualmente, existem mais de 86 concursos com inscrições abertas, que somam 233.215 vagas e salários que podem chegar a R$ 20 mil por mês", diz José Ricardo de Oliveira, diretor de Marketing & Projetos da Editora Jornal dos Concursos, resumindo o ambiente da disputa. A empresa, uma das pioneiras no segmento, foi fundada pelo pai de José Ricardo, há 29 anos.

A própria expansão da editora, acelerada nos últimos quatro anos, é um retrato do impulso que a área de concursos públicos atingiu no governo Lula.

"A circulação do Jornal dos Concursos, o nosso primeiro produto, pulou de 10 mil exemplares para 80 mil. Tínhamos oito jornalistas e hoje contamos com 18, fora os 50 profissionais de outras áreas. Somos agora uma empresa multimídia, com uma agência de notícias sobre concursos, cujo conteúdo vendemos para todo o Brasil. Nosso site, que, em 2004, registrava 300 mil acessos mensais, passou para mais de 2 milhões por mês este ano", diz José Ricardo.

Em março, em São Paulo, será realizada a primeira feira do concurso, um evento que já ocorre no Rio há seis anos.

SALÁRIOS

Um dos maiores estímulos para a disposição diante da dura batalha para se conquistar uma vaga explica-se pelos reajustes dos salários nos últimos anos, melhores do que os do setor privado. "Salário, estabilidade, benefícios e aposentadoria quase vitalícia são os principais fatores que atraem os candidatos", considera Oliveira. "Fora que, em algumas categorias, os reajustes têm sido melhores do que os que o mercado oferece."

A demanda crescente de interessados estimula a entrada no segmento de grandes grupos privados da área educacional voltados para a baixa renda. A Anhanguera Educacional, dona de faculdades e universidades a preços populares, comprou, no fim de 2008, por R$ 180 milhões, a rede de cursos LFG, para passar a atender o público dos concursos.

TECNOLOGIA

Em Curitiba, surgiu há dez anos uma empresa dedicada à produção de conteúdo didático para o setor educacional. A Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde) mantém quatro estúdios e mais de 700 colaboradores, entre os quais professores das melhores universidades do País, para gravação de vídeos de aulas roteirizados com animação e gráficos com tecnologia em terceira dimensão (3D).

"Enviamos material em qualquer formato, de pen drive, DVDs, MP4 ou livros eletrônicos a todo o Brasil", diz Bruno Branco, gerente de Marketing do Iesde.

A demanda por material de concursos é tamanha que, em 2004, também foi criada a Associação Nacional de Apoio e Proteção aos Concursos (Anpac). No site da Iesde se encontra a informação de que as principais organizadoras de concursos movimentaram milhões por ano e o setor mais que dobrou de tamanho nos últimos quatro anos.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra