Marilli Ribeiro
O Estado de S. Paulo - 07/02/2010
Mercado voltado à preparação dos candidatos cresce, e setor mais que dobrou de tamanho nos últimos 4 anos
"Atualmente, existem mais de 86 concursos com inscrições abertas, que somam 233.215 vagas e salários que podem chegar a R$ 20 mil por mês", diz José Ricardo de Oliveira, diretor de Marketing & Projetos da Editora Jornal dos Concursos, resumindo o ambiente da disputa. A empresa, uma das pioneiras no segmento, foi fundada pelo pai de José Ricardo, há 29 anos.
A própria expansão da editora, acelerada nos últimos quatro anos, é um retrato do impulso que a área de concursos públicos atingiu no governo Lula.
"A circulação do Jornal dos Concursos, o nosso primeiro produto, pulou de 10 mil exemplares para 80 mil. Tínhamos oito jornalistas e hoje contamos com 18, fora os 50 profissionais de outras áreas. Somos agora uma empresa multimídia, com uma agência de notícias sobre concursos, cujo conteúdo vendemos para todo o Brasil. Nosso site, que, em 2004, registrava 300 mil acessos mensais, passou para mais de 2 milhões por mês este ano", diz José Ricardo.
Em março, em São Paulo, será realizada a primeira feira do concurso, um evento que já ocorre no Rio há seis anos.
SALÁRIOS
Um dos maiores estímulos para a disposição diante da dura batalha para se conquistar uma vaga explica-se pelos reajustes dos salários nos últimos anos, melhores do que os do setor privado. "Salário, estabilidade, benefícios e aposentadoria quase vitalícia são os principais fatores que atraem os candidatos", considera Oliveira. "Fora que, em algumas categorias, os reajustes têm sido melhores do que os que o mercado oferece."
A demanda crescente de interessados estimula a entrada no segmento de grandes grupos privados da área educacional voltados para a baixa renda. A Anhanguera Educacional, dona de faculdades e universidades a preços populares, comprou, no fim de 2008, por R$ 180 milhões, a rede de cursos LFG, para passar a atender o público dos concursos.
TECNOLOGIA
Em Curitiba, surgiu há dez anos uma empresa dedicada à produção de conteúdo didático para o setor educacional. A Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde) mantém quatro estúdios e mais de 700 colaboradores, entre os quais professores das melhores universidades do País, para gravação de vídeos de aulas roteirizados com animação e gráficos com tecnologia em terceira dimensão (3D).
"Enviamos material em qualquer formato, de pen drive, DVDs, MP4 ou livros eletrônicos a todo o Brasil", diz Bruno Branco, gerente de Marketing do Iesde.
A demanda por material de concursos é tamanha que, em 2004, também foi criada a Associação Nacional de Apoio e Proteção aos Concursos (Anpac). No site da Iesde se encontra a informação de que as principais organizadoras de concursos movimentaram milhões por ano e o setor mais que dobrou de tamanho nos últimos quatro anos.