segunda-feira, 29 de março de 2010

Brechas no ponto eletrônico


Correio Braziliense - 29/03/2010


O controle da entrada e saída dos servidores é imposição moral da administração pública. Com salários pagos pelo contribuinte, o funcionário do governo, como qualquer trabalhador da iniciativa privada, precisa cumprir o expediente. Ele assina contrato para desempenhar determinada função em determinado horário. Mesmo o expediente externo, que nem sempre obedece à rigidez do relógio, tem metas que precisam ser cumpridas.

Apesar de óbvia, a comprovação da frequência não constitui praxe no Senado. Depois de desgastante escândalo que sangrou a instituição por quase um ano, o presidente José Sarney decidiu instalar ponto eletrônico para registrar o horário de entrada e saída dos servidores. A iniciativa foi reação à denúncia de desmandos no pagamento de horas extras. Em pleno recesso parlamentar de janeiro de 2009, a Câmara Alta desembolsou nada menos de R$ 6,2 milhões a título de pagamento extraordinário para os servidores. Nos 12 meses do mesmo ano, os valores somaram R$ 87,6 milhões.

Depois de idas e vindas, em fevereiro finalmente veio à luz medida que dava resposta à indignação pública. Mas o que parecia conquista da ética tornou-se objeto de burla. Brecha na regulamentação abriu portas para a desmoralização. Trezentos servidores (efetivos e comissionados), a pedido de parlamentares, foram dispensados do ponto. A razão: alguns não têm horário rígido de trabalho. Precisam atuar fora da Casa. Umas vezes, em órgãos localizados em Brasília. Outras, no estado representado pelo senador.

A exceção, porém, virou regra. O senador Almeira Lima (PMDB-SE), por exemplo, liberou todo o gabinete. Efraim Morais (DEM-PB) dispensou 43 dos 58 servidores a ele subordinados. É como se todos — ou a grande maioria — não tivessem o que fazer na Casa na qual são lotados. Tal argumento, convenhamos, não convence ninguém. A maior parte das atividades se desempenha nas dependências legislativas. Ali se reúnem as comissões, debatem-se matérias no plenário, o eleitor localiza o político.

Soa falsa, assim, a desculpa de que o trabalho do senador tem características incompatíveis com o controle da frequência dos servidores. Se assim fosse, não se justificaria a instalação do ponto eletrônico. A iniciativa, longe de dar provas da vontade de moralizar a administração da Casa, torna-a, mais uma vez, objeto de justas críticas.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra