terça-feira, 23 de março de 2010

MANUAL DE PERÍCIA OFICIAL EM SAÚDE DO SERVIDOR ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET


Sítio do Servidor Público

Brasília - 23/03/2010


Já está disponível na internet o Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal, elaborado pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento. Para acessar o documento, basta entrar no endereço eletrônico https://www1.siapenet.gov.br/saude e clicar no banner do manual.

O documento destina-se a gestores públicos, técnicos em recursos humanos, profissionais da área de saúde, peritos em saúde e servidores públicos em geral. Foi elaborado num processo coletivo com a contribuição de diversos técnicos e reflete um conjunto de consensos construídos ao longo de um ano e meio de trabalho da SRH, integrando um conjunto de iniciativas que compõem a Política de Atenção à Saúde do Servidor.

“Tratamos das relações éticas no ato pericial, do sigilo profissional, de ações transdisciplinares e, sobretudo, do respeito e da humanização nas relações administração, perito, assistente e servidor”, diz trecho do texto de introdução do manual, assinado pelo diretor-geral do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor da SRH, Sérgio Carneiro.

A avaliação pericial dos servidores e seus dependentes legais é indispensável nos processos de licenças, remoções, aposentadorias, readaptações, nexos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

“Este é um marco histórico, dado que o tema nunca foi tratado com tamanha transparência e participação, tanto dos profissionais da saúde como também com a colaboração de técnicos de diversas áreas do conhecimento, que construíram, de forma coletiva e à luz dos mais altos princípios democráticos, os conceitos e princípios aqui dispostos”, avalia no texto introdutório do manual o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira.

A versão impressa do documento será editada em papel reciclável, sob a forma de fichário, para facilitar a troca de capítulos, quando da necessidade de alterar procedimentos em decorrência de mudanças na legislação. O evento de lançamento do manual ocorrerá no dia 16 de abril, em São Paulo, durante o Fórum de Perícia em Saúde da Administração Pública Federal.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra