segunda-feira, 8 de março de 2010

Novo sistema de administração de pessoal da União


Por Djalma Oliveira

Jornal Extra - 08/03/2010


A edição desta segunda-feira do EXTRA traz uma reportagem sobre as mudanças que o Ministério do Planejamento está preparando em seu Sistema de Administração de Pessoal (Siape), que gerencia diversos aspectos da vida funcional dos servidores federais. Em funcionamento desde o início dos anos 90, mas criado na década anterior, o sistema é, nas palavras do diretor do Departamento de Administração de Sistemas de Informação de Recursos Humanos, Nelson Freitas, "Não é nada daquilo que as pessoas imaginam quando pensam em um sistema informatizado hoje".

Para os servidores que operam diretamente com a folha de pagamento, o Siape nem mesmo aceita o uso de mouse, o que prova a defasagem do sistema.

O primeiro passo da mudança é a digitalização de cerca de 10 milhões de páginas de documentos dos servidores, o que vai agilizar diversos procedimentos de interesse do funcionalismo. Um deles é a consulta do tempo de serviço, algo difícil de se saber hoje em dia.

- Se a pessoa trabalhou em 10 órgãos, ele tem que fazer uma via sacra por todos eles para obter os certificados. Haverá um módulo no novo Siape que vai concentrar tudo isso pelo CPF do servidor e ele vai poder consultar pelo sistema - disse Evandro Oliveira, coordenador-geral de suporte ao desenvolvimento e segurança de sistemas da Secretaria de Recursos Humanos do Planejamento.

- A comprovação de dependente, por exemplo, pode ser pedida várias vezes dentro do serviço público. Com a digitalização, isso vai acabar - complementou Nelson Freitas.

A licitação para a compra do novo sistema de gestão de recursos humanos será no segundo semestre deste ano. Os dois sistemas vão operar juntos durante 2011. A partir de 2012, só o novo irá funcionar. Além de modernizar o sistema, um dos objetivos é ter um programa mais amplo de gestão de recursos humanos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra