sábado, 20 de março de 2010

Professores e servidores da UnB fazem protesto em frente ao Ministério do Planejamento


Jornal de Brasília - 19/03/2010



Professores, estudantes e servidores da Universidade de Brasília (UnB) hoje (19) protestaram em frente ao Ministério do Planejamento. Eles reivindicam o pagamento integral da Unidade de Referência de Preços (URP), que representa mais de um quarto dos salários dos professores e servidores da UnB (26,05%).

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Cosmo Balbino, a greve será mantida até que a situação em relação à URP seja resolvida e que o benefício seja pago a todos os docentes e servidores da instituição. “Mesmo com a decisão judicial a nosso favor nos sentimos inseguros, porque a qualquer hora podemos perder parte do nosso salário”, disse.

Apesar do tom de insatisfação, a manifestação foi pacífica e não houve enfrentamento com a polícia, que apenas observava a distância. Em um carro de som, líderes sindicais e estudantis e políticos fizeram discursos.

Os manifestantes seguravam bandeiras, faixas e balões e gritavam palavras de ordem. Os estudantes, que estão sem aula desde o dia 9 de março, confeccionaram bonecos gigantes como forma de protesto e apoio a greve.

“Estamos totalmente de acordo com a atitude dos professores, não valorizam a educação e o corte no salário é só uma amostra disso”, disse o estudante de química da UnB, George Rabel, ao avaliar que faltam políticas públicas para a educação no país.

O professor Newton Gomes, do Departamento de Serviço Social, disse que o governo não valoriza a educação. “Isso é uma política de governo, não é do ministro [do Planejamento, Paulo Bernardo] isoladamente, é uma humilhação para os professores e não amplia nem melhora a qualidade da educação pública, pelo contrário.”

Está prevista a realização de uma assembleia geral na próxima terça-feira (23) para discutir os rumos da mobilização.

O Ministério do Planejamento, em ofício encaminhado ontem (18) à Secretaria de Recursos Humanos da universidade, recomendou que seja feito o pagamento, conforme já havia determinado a Justiça Federal. O ministério foi procurado hoje, mas não se pronunciou sobre o assunto.


Fonte: Agência Brasil


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra