sábado, 17 de abril de 2010

Exclusão de servidor adia fim da greve


Autor(es): # Daniel Brito
Correio Braziliense - 17/04/2010


A paralisação de professores, servidores e estudantes da Universidade de Brasília, iniciada há quase 40 dias, não será suspensa. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), terça-feira última, na ação executória da Advocacia Geral da União (AGU) exclui os 4,3 mil técnicos da instituição do pagamento da Unidade de Referência de Preços (URP), que corresponde a 26,05% dos salários. Apenas os 1,7 mil docentes receberão a gratificação.

Com a decisão judicial,
o Ministério do Planeamento, Orçamento e Gestão (Mpog)informou que não poderá estender a URP aos técnicos. Na ação da AGU, apenas os professores foram citados. Na quinta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) entrou com ação no Tribunal Regional Federal (TRF) para que a gratificação seja estendida aos servidores técnicos administrativos.

A previsão era de que a ação dos técnicos entrasse na pauta de julgamento na segunda-feira, mas a desembargadora Neuza Maria, da 2ª Turma do TRF, adiantou que avaliará o mérito dia 26 próximo. Como a folha de pagamento fecha quatro dias antes da data do julgamento, os funcionários técnico-administrativos passarão mais um mês sem receber a URP. Os professores, por sua vez, terão o contracheque de abril com o benefício integral, acrescido dos atrasados deste ano.

Até a decisão do TRF, a paralisação de professores e servidores da UnB, iniciada em 9 de março, está mantida. “É um avanço o Mpog admitir o pagamento da URP aos professores, mas ainda não temos a decisão definitiva”, disse Flávio Botelho, presidente da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). Com a greve, ainda não começou o semestre letivo da UnB.

Compensação

Em 1987, a URP foi criada para compensar as perdas salariais causadas pela inflação. Inicialmente, apenas os servidores que entraram com processos na Justiça solicitando a reposição do prejuízo foram contemplados. Em 1991, o benfício foi estendido pela reitoria da Universidade de Brasília a todos os funcionários da instituição.

Recentemente, o pagamento da URP foi contestado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Mpog, responsável pela elaboração da folha de pagamento. Porém, duas liminares do STF amparam os professores, assim como uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) beneficia os servidores. A briga só terá solução definitiva quando o STF julgar o mérito do caso.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra